Geral

Violência contra a mulher: instalação artística em Irineópolis no Planalto Norte Catarinense aborda o tema, confira:

 

A praça em frente à igreja matriz de Irineópolis amanheceu diferente nesta quinta-feira, 17. Cerca de 200 pares de sapatos vermelhos foram espalhados pelo local, acompanhados por cruzes de madeira e camisetas que trazem frases ditas por agressores durante atos de violência contra as mulheres. Inspirada na instalação “Zapatos Rojos”, da artista mexicana Elina Chauvet, a ação coordenada pela Secretaria de Assistência Social busca sensibilizar a sociedade sobre a importância do combate à violência doméstica e feminicídio.

A exposição integra a programação do Agosto Lilás, mês de intensificação da campanha contra a violência, que contará ainda com palestras e atividades com objetivo de levar mais orientações sobre legislação e apoio às vítimas. Neste ano, a campanha traz como tema: “O mundo que a gente quer não tem violência contra a mulher”.

Ainda nesta quinta-feira acontece palestra, às 9h na Sociedade Irineópolis, com a advogada Fernanda Karoline Adami. Às 14h a fisioterapeuta Gilsiele Kozoswski e o psicólogo Giovane Zarpelon realizam “Dança Circular”, atividade especial que promove movimento e reflexão sobre a violência. Na sexta-feira é a vez dos homens que integram os programas e grupos da assistência social participarem de palestra sobre o tema.

Além de campanhas de conscientização pelo fim da violência, o Cras de Irineópolis também realiza um trabalho constante na defesa, proteção e empoderamento das mulheres. Uma dessas iniciativas é o projeto “Dona de mim”, que realiza palestras, cursos de qualificação profissional e atividades que contribuem para a emancipação social das mulheres atendidas. “ É um projeto muito importante e que tem dado certo em nosso município, ajudando as mulheres a serem protagonistas de sua própria história”, conta a secretária de assistência, Vera Lúcia Piotrowski Cubas. A iniciativa é coordenada pela assistente social do Cras, Rosana Pereira e pela psicóloga Tatiana Rucinski.

Por J+ / Demais FM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias