Geral

Policia Civil de Santa Catarina deflagra a operação “Abate oculto” em Itaiópolis nessa quinta (10), entenda:

 

Polícia Civil de Santa Catarina através da DIC – Divisão de Investigações Criminais de Mafra, com o apoio da CAOAGRO – Centro Estadual de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio; IGP – Instituto Geral de Perícias; CIDASC – Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola e Vigilância Sanitária de Itaiópolis/SC, deflagram operação “ABATE OCULTO” para apurar suspeita de abatedouros clandestinos na região do Planalto Norte Catarinense.

 

A Polícia Civil deflagrou na tarde desta quinta-feira (10) uma operação para apurar a suspeita de existência de abatedouros clandestinos na região do Planalto Norte catarinense. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em residências e em 03 mercados na cidade de Itaiópolis/SC. As buscas aconteceram nas localidades de Rio Vermelho e Distrito de Itaió e também no bairro Vila Nova. Na operação foi realizada a apreensão de mais de 800KG  de carne clandestina, 01 (um) revólver calibre .38; 01 (uma) pistola calibre .635 e uma espingarda calibre .32; diversas munições, além de ser efetuada a prisão em flagrante delito de um homem por posse irregular de arma de fogo de uso permitido.

O foco da investigação é a existência de um mercado clandestino de carnes e derivados, principalmente de gado, que abasteciam alguns comércios da região, condutas que traziam graves riscos a saúde da população, haja vista que, estudos realizados por órgãos da saúde pública comprovaram que existem, atualmente, mais de 30 doenças transmissíveis via carne contaminada. Entre as principais zoonoses, encontram-se a tuberculose, cisticercose, brucelose, botulismo, aftosa e raiva.

 

As diligências investigatórias, revelaram que, o gado era abatido clandestinamente em 03 (três) abatedouros, onde se fazia a carnagem sem quaisquer condições de higiene e controle dos órgãos sanitários municipais e estaduais, posteriormente as carnes eram transportadas para estes mercados que as comercializavam.

 

As investigações da Operação batizada de “ABATE OCULTO” prosseguem sob o comando da Divisão de Investigações Criminais de Mafra/SC. Os locais das buscas não foram divulgados, bem como, das pessoas e empresas investigadas, em razão da Legislação que rege o tema.

Por Nelson Vidal / Fotos Robson Komochena – Demais FM

1 Comentário

  • Sandro Goterra 10 de agosto de 2023

    Notícia atualizada com novas informações e fotos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias