Geral

Operação Mensageiro: ex-secretário nega propina, mas diz que recebeu ‘ajuda’ de R$ 70 mil

O ex-secretário Serviços Públicos de Meio Ambiente de Lages, Eroni Delfes Rodrigues, confirmou que recebeu R$ 70 mil da Versa Engenharia, antiga Serrana, mas negou que eram propina, e sim uma “ajuda” para financiar campanha política. Réu na Operação Mensageiro, ele foi ouvido em audiência do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) nesta terça-feira (18). “Em parte as denúncias são verdadeiras”, disse o ex-agente público em audiência.

A Operação Mensageiro investiga o esquema criminoso que teria ocorrido em diversas cidades catarinenses, em que agentes públicos são acusados de receber propina em troca de favorecimento em licitações de serviços na coleta de lixo. O ex-secretário está preso no 4º BPM em Florianópolis e foi escoltado por policiais até Lages para ser ouvido pelo TJSC. No interrogatório, Delfes afirmou que não declarou o dinheiro que recebeu para utilizar na campanha de quando se candidatou a vereador de Lages em 2020. Ainda segundo o secretário, durante a pré-campanha, o dinheiro recebido pela Serrana era para, entre outras coisas, comprar cestas básicas e butijões de gás “para quem precisava” entre potenciais eleitores. O ex-secretário afirmou que o dono da Serrana — cujo nome não pode ser divulgado em função de um acordo de delação premiada — aceitou doar o dinheiro para a campanha, mas nunca perguntou para onde o dinheiro estava sendo destinado, mesmo quando Delfes desistiu de ser candidato antes das eleições.

Delfes diz que, após a desistência, ele continuou recebendo o dinheiro por meio do “mensageiro”, apontado pelo MPSC como responsável pela entrega de propinas, sem qualquer questionamento do dono da Serrana, suposto benfeitor.

No depoimento, o ex-secretário afirmou que o dinheiro era utilizado para pagar as “contas de casa” de outro candidato à vereador na época, que não se elegeu.

Fonte/NDmais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias