Saúde

Tribunal de Contas do Estado (TCE) visita o Hospital Santo Antônio de Itaiópolis. Novas decisões. Entenda;

 

Recentemente representantes do TCE (Tribunal de Contas do Estado) estiveram na cidade, quando visitaram o Hospital e também se reuniram com a Atual presidente do Conselho Municipal da Saúde, Suzana Pinotti Semmer, tratando ainda sobre às ações que ocorreram em Itaiópolis em relação à forma de transição da administração do Hospital, quando foi extinta a Fundação Hospitalar Santo Antonio, passando a gestão do hospital para a Empresa do Dr. Farley Juliano, sem licitação. Segundo a conselheira, eles enfatizaram sobre as atribuições e os poderes que o conselho tem frente a todos os processos de gestão. O TCE pediu para ser acompanhado e fiscalizado todo o processo de licitação para a gestão do hospital, se caso houver; e deixar toda a população informada com toda a transparência possível.

Um novo projeto de licitação teria sido elaborado pela equipe de gestão e foi encaminhado para o setor Jurídico Municipal. Posteriormente, deve ser repassado para o Conselho Municipal da Saúde, para conhecimento e avaliação de sua viabilidade e legalidade.

Os Fiscais da Vigilância Sanitária Estadual também estiveram no final de março passado no Hospital para averiguar a emissão de Alvará. O Setor de rádio X também necessitaria de adequações com a contratação de profissionais, mas para isso teria que se fazer alteração na Lei de cargos e salários.

Recebemos a informação que nesta última segunda-feira, (08), o Laboratório instalado no Hospital Santo Antônio, na ocasião em que a equipe do Dr. Farley Juliano, através da Associação Amigos do Hospital Santo Antônio, assumiu a gestão da casa de saúde, saiu das dependências do Hospital. Isso aconteceu após uma vistoria no local pela equipe da Regional de Saúde que, segundo informações, requereu da empresa responsável alguns documentos necessários para habilitação. Como não houve o cumprimento da solicitação, ou seja, a apresentação dos documentos exigidos, a Vigilância Sanitária então pediu a saída do Laboratório do local. O Hospital informou que os exames continuam sendo realizados pelo convênio Cisamurk para os casos de emergência e/ou urgência.

Quanto à gestão continua feita pela Prefeitura Municipal, hoje administrada por Eliézer de Oliveira, enfermeiro que atua no hospital há cerca de 10 anos, nomeado na última segunda-feira. A administradora Camila, que havia substituído Alice A. Wojciechowski, pediu demissão.

Nos próximos meses, o município deve estar contratando, através do novo Processo Seletivo, novos médicos clínicos gerais, psicólogos, enfermeiro, cirurgião dentista, técnico em Higiene Dental, Terapeuta Ocupacional, um farmacêutico(a) e motoristas.

 

Por Demais FM

 

 

 

 

Grupo de Notícias