Geral Segurança

Temporal causa deslizamentos, deixa rastro de destruição no Vale do Itajaí e mobiliza Bombeiros e Defesa Civil

As 19h20 de terça-feira (17), por conta do forte temporal, inúmeros eventos adversos ocorreram nas cidades de Ascurra e Rodeio. A central do Corpo de Bombeiros Voluntários da União, recebeu em torno de 200 chamadas para atendimentos de resgate de pessoas isoladas, resgate de vítimas, soterramentos, deslizamentos, traumas e outros.

Devido a complexidade da situação causada pela enxurrada, foi implantado o sistema de comando de incidentes juntamente com a Defesa Civil de Ascurra e Rodeio.

Várias pessoas foram resgatadas em áreas inundadas, dentro de rios bem como atendimentos a vítimas soterradas. A parte central de Rodeio ficou isolada e a primeira equipe só conseguiu chegar na localidade após retirar 4 vítimas de dentro do rio, sendo que estas permaneciam sobre árvores.

Os Bombeiros Militares de Timbó vieram em apoio e realizaram atendimentos de retirada de pessoas nos Bairros Rodeio 12 e 32.

Os Bombeiros Voluntários de Ibirama se deslocaram em apoio, realizaram resgates aquáticos e seguem as buscas na localidade Nova Brasília em Rodeio onde um masculino segue desaparecido.

A equipe da Força Tarefa de Blumenau veio em apoio e está realizando averiguação para atendimento em uma situação de soterramento de residência no Bairro Pico em Rodeio.

A Unidade Arcanjo dos Bombeiros Voluntários de Indaial, estão auxiliando no atendimento na localidade Diamantina, onde possui pessoas feridas e um masculino desaparecido.

O SAMU auxiliou no atendimento de vítimas.

A secretaria de obras apoiou com maquinário para desobstrução de vias e retirada de pessoas de áreas isoladas.

Os bombeiros seguiram os trabalhos de buscas e tratativas com as Prefeituras, Defesa Civil Municipal, Regional, Estadual, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Polícias Militar e Policia Civil.

Foi relatado o desaparecimento de três homens adultos e duas crianças, porém existem diversas localidades isoladas e sem comunicação.

A falta de energia elétrica, bem como algumas falhas na rede de telefone dificultaram o contato e alguns acionamentos.

Pessoas seguem desaparecidas.

A corporação dos bombeiros agradecem todos os munícipes que se organizaram e realizaram diversos atendimentos e pedem entendimento da população por não conseguirem responder aos mais de 200 chamados que ocorreram simultaneamente.

Agradecem também a todas as instituições envolvidas e as que já se colocaram à disposição para a continuidade dos trabalhos.

Maiores informações serão repassadas no decorrer do dia.

 

 

Informação: Corpo de Bombeiros Voluntários da União.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias