Geral

Super El Niño vai causar ‘fúria’ no tempo e chuva de 280mm nos próximos 3 meses em SC

 

O fenômeno El Niño tem causado uma mudança brusca no tempo em Santa Catarina, e em todo o mundo. De acordo com uma previsão da Defesa Civil do Estado publicada nesta quinta-feira (31) o El Niño deve causar chuva forte e acima da média nos próximos três meses.

A pasta explica que a previsão é de chuva acima da média climatológica, em Santa Catarina. A precipitação deve ser frequente e com totais mais elevados na primavera, que será marcada pelo predomínio de nebulosidade em boa parte dos dias.

Os meses de setembro e outubro marcam a transição do inverno para o verão, com totais mensais elevados especialmente em outubro e no Oeste do Estado. A chuva ocorre associada à passagem de frentes frias, sistemas de baixa pressão e a Sistemas Convectivos de Mesoescala, mais comuns na primavera e com maior influência no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.

Já na segunda quinzena de novembro as pancadas de chuva de verão, associadas à convecção da tarde, passam a ocorrer com mais frequência em todo o Estado.

Em setembro os totais de chuva variam de 150 a 210 mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e de 110 a 170 mm nas demais regiões. Em outubro os volumes de chuva são os mais elevados do trimestre e variam de 210 a 280 mm no Extremo Oeste, Oeste e Meio-Oeste e de 140 a 180 mm nas demais regiões. Em novembro a chuva ocorre em SC com totais de 130 a 180 mm em média.

Os ciclones extratropicais que atuam no litoral da Argentina, Uruguai e Sul do Brasil, especialmente em setembro e outubro, trazem perigo às embarcações, com ventos fortes e mar agitado, que muitas vezes resultam em ressaca.

Nevoeiros associados à nebulosidade baixa, com redução de visibilidade, também são esperados para as noites, madrugadas e amanhecer desta estação.

Temperatura influenciada pelo El Niño

No trimestre a previsão é de temperatura acima da média climatológica, em SC. Ainda pode ocorrer um ou outro episódio de frio no início da primavera, com temperatura próxima ou abaixo de 0°C e formação de geada principalmente nas áreas altas do Planalto Sul. A previsão é de elevação da temperatura nos próximos meses e são esperados dias consecutivos de temperatura acima de 30ºC.

Mar está mais quente

Em julho e agosto de 2023 a temperatura seguiu elevada em todo o Pacífico Equatorial, com anomalia positiva de 1°C a 2°C, com maior anomalia de 3°C a 3.5°C na área leste . O processo de aquecimento no Pacífico Equatorial é comum no El Niño.

Para os próximos meses a previsão é de El Niño, com intensidade forte, atingindo o pico máximo em novembro, dezembro e janeiro. O fenômeno persiste durante todo o verão de 2023/2024.

Nas águas do Atlântico Sudoeste há anomalia positiva em torno de 2°C entre anomalias negativas de -1°C a -2°C.

 

Por ND+ / Demais FM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias