Mafra recebe, no próximo dia 28 de maio, mais uma etapa do ciclo de seminários regionais sobre a cadeia produtiva do tabaco. O encontro acontece na Fundação João XXIII, das 13h15 às 17h15, e vai reunir trabalhadores, gestores públicos, especialistas, representantes do setor produtivo e entidades da Região Sul.
Debate vai abordar saúde e desenvolvimento regional
O seminário é promovido pela Federação Nacional dos Trabalhadores na Indústria do Tabaco e Afins (Fentitabaco) e pela Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco). A proposta é ampliar o diálogo sobre os impactos sociais, econômicos e de saúde ligados ao setor.
Além disso, a programação terá a apresentação técnica do toxicologista José Roberto Santin, referência na área de saúde e toxicologia. Em seguida, o evento contará com um painel de debates e espaço para contribuições das entidades participantes. O objetivo é reunir propostas sobre saúde do trabalhador, geração de empregos, sustentabilidade econômica e perspectivas futuras para a cadeia produtiva.
Documento regional deve reunir sugestões do setor
Durante o encontro, os organizadores também vão construir um documento-base regional com as principais demandas discutidas pelas entidades presentes. Assim, a ideia é consolidar uma proposta coletiva com participação de municípios, trabalhadores e representantes institucionais da Região Sul.
Para o presidente da Fentitabaco, Rangel Marcon, o seminário ajuda a aproximar diferentes setores em torno de um debate responsável. Já o presidente da Amprotabaco e prefeito de Vera Cruz, Gilson Becker, afirma que a iniciativa fortalece a participação dos municípios nas discussões sobre o tema.
Por: Demais FM / Com informações da organização do evento
