Geral

Secretário de Segurança Pública se reúne com lideranças indígenas da aldeia Condá em Chapecó

 

No segundo dia em Chapecó, no Oeste do Estado, o secretário da Segurança Pública de Santa Catarina Paulo Cezar Ramos de Oliveira se reuniu na manhã e tarde desta quarta-feira (19) com a comunidade indígena kaingang da aldeia Condá.

O Estado busca na região garantir a tranquilidade dos índios que passam por conflito interno desde domingo, quando uma morte foi registrada, carros e casas incendiadas na aldeia.

O secretário da Segurança Pública esteve no ginásio Ivan Rodrigues, onde estão abrigados cerca de 300 indígenas e que deixaram a adeia por segurança em razão dos conflitos. O procurador do Ministério Público Federal (MPF), Antônio Augusto Diniz, e o comandante do 4o Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, coronel Jorge Luiz Haack, também participaram da reunião.

Depois, o secretário e as demais autoridades realizaram visita a aldeia Condá. Esse encontro contou com representantes do MPF, PM, Funai, Ministério dos Povos Indígenas, do cacique Efésio Siquira, de caciques de outras aldeias vizinhas de SC e do Rio Grande do Sul, além da comunidade indígena.

O policiamento preventivo continuará na região por meio de ações da 4a Região da PM e com reforço de policiamento de Florianópolis, cujos policiais militares já estão no município. O cacique da aldeia Condá agradeceu a presença das autoridades e pediu a permanência do policiamento. Ele lembrou que a comunidade está de luto por sete dias em virtude da morte do índio Aziel Floriano, de 21 anos.

O secretário da Segurança Paulo Cezar Ramos de Oliveira. fala do encontro:

Informações Secom

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias