Segurança

Santa Catarina cria plano para proteger animais no Super El Niño

Foto: Magnific/ND Mais

Santa Catarina se prepara para os possíveis impactos do Super El Niño sobre a agricultura e a pecuária com um novo protocolo de atuação em situações de desastre. O Plano de Contingência estadual prevê, pela primeira vez, uma estrutura específica para o resgate, manejo e abrigamento de animais de produção afetados por eventos extremos.

Plano amplia resposta a eventos climáticos

A medida ganha importância diante da previsão de intensificação dos efeitos do fenômeno climático nos próximos meses. Em Santa Catarina, o El Niño está associado à possibilidade de chuvas acima da média e temperaturas mais altas, especialmente na primavera e no verão.

Esse cenário pode aumentar o risco de temporais, chuvas intensas, alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos, com reflexos diretos sobre a produção rural e as comunidades do interior.

Cidasc vai coordenar o resgate dos animais

O plano divide as responsabilidades conforme o tipo de animal atingido. No caso dos animais de produção, como bovinos, suínos e aves, a coordenação ficará a cargo da Cidasc, que poderá integrar o Sistema de Comando em Operações durante a resposta ao desastre.

A atuação prevê diretrizes para resgate, abrigamento, avaliação de saúde e alimentação dos animais. Os proprietários também poderão receber orientações sobre os procedimentos a adotar em situações de emergência.

Outros animais também entram no planejamento

A estratégia estadual não se limita à pecuária. Para animais domésticos, a coordenação ficará com a Dibea, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde. Já os animais silvestres terão ações comandadas pelo IMA, com apoio da Polícia Militar Ambiental.

O governo também mantém em vigor o Estado de Alerta Climático, instituído em 18 de maio de 2026, com vigência inicial de 180 dias. O decreto não caracteriza emergência nem calamidade, mas serve para reforçar a preparação e a resposta do Estado diante de possíveis eventos extremos.

Por: Demais FM / Com informações do Governo de Santa Catarina

Grupo de Notícias