Autoridades da Jamaica confirmaram nesta quinta-feira (30) que pelo menos 19 pessoas morreram por causa do furacão Melissa, segundo informações da agência Reuters. Com isso, o número total de vítimas no Caribe ultrapassa 40.
>> Receba notícias em seu WhatsApp: Demais News – Notícias
O Haiti foi o país mais afetado até o momento, com 23 mortes confirmadas — entre elas, 10 crianças. A maioria das vítimas estava na cidade de Petit-Goâve, onde um rio transbordou e causou severas inundações.
Rastro de destruição pelo Caribe
O furacão Melissa passou pela Jamaica, Cuba e Bahamas, deixando um cenário de destruição. Apesar de ter perdido força, o fenômeno ainda avançava em direção às Bermudas nesta quinta-feira. No Haiti, mesmo sem o impacto direto do olho do furacão, os efeitos foram devastadores.
De acordo com a empresa de meteorologia AccuWeather, Melissa foi o terceiro furacão mais intenso já registrado no Caribe e também o mais lento em deslocamento, o que ampliou os danos nas áreas atingidas.
Efeitos das mudanças climáticas
Especialistas alertam que furacões estão se tornando mais fortes e frequentes devido ao aquecimento das águas dos oceanos, resultado das mudanças climáticas globais. Diante disso, líderes caribenhos têm cobrado das nações mais ricas apoio financeiro e alívio de dívidas como forma de reparação pelos danos provocados pelos desastres naturais.
Por: Demais FM / Com informações da Agência Reuters
