Geral Política

Morre na Capital o ex-deputado federal Wilmar Dallanhol

 

Faleceu nesta sexta-feira (25), no Imperial Hospital de Caridade, aos 82 anos, o ex-deputado federal Wilmar Dallanhol, uma das lideranças da Arena e do PFL em Santa Catarina e no Brasil.

Integrou, ainda jovem, a equipe do economista Alcides Abreu, uma das maiores inteligências de Santa Catarina no século passado, colaborando no governo Celso Ramos.

Também projetou-se como exímio orador na década de 1960.  Com apenas 22 anos, ele já era Assessor Técnico do Governo de Santa Catarina em 1962 e aos 25, Diretor da Celesc, então a maior empresa de Santa Cataria. Quando assumiu, a Celesc atendia 22 municípios, que chegaram à cifra de 169 ao final da gestão.

Na década de 70, duas vezes percorreu todo o território catarinense em campanha para deputado federal e obteve votos em todos os municípios.

Na política

Em 1970, elegeu-se para a Câmara de Deputados pela primeira vez. Reelegeu-se para uma segunda legislatura.

Foi um dos fundadores do PFL e seu presidente, responsável pela criação de diretórios em dezenas de municípios catarinenses.

Conselheiro do Tribunal de Contas, exerceu a vice-presidência e a presidência da Corte.  Foi, também, presidente da Eletrosul.

 

Fonte: Coluna Moacir Pereira ND+

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias