Geral

Morre Maria Gertrudes da Luz Gomes, fundadora e presidente da Avos

O voluntariado catarinense de luto. Faleceu neste domingo no Imperial Hospital de Caridade a professora Maria Gertrudes da Luz Gomes.  Iria completar 90 anos no próximo dia 20 de janeiro.

Era uma cidadã abençoada e com uma atividade exemplar durante décadas em Santa Catarina.  Em 1975, fundou a Associação dos Voluntários de Apoio e Assistência as Crianças do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis.

Nestes 42 anos promoveu incontáveis melhorias naquela unidade hospitalar, com iniciativas pioneiras na assistência integral aos pacientes infantis ali internados.

Com uma dedicação realmente comovente, apoiada por dezenas de voluntários, viabilizava projetos para aliviar o sofrimento das crianças cm câncer ou para aprimorar o tratamento.  Das internadas e de seus familiares, especialmente, quando eram oriundas do interior catarinense.

Muitas famílias inclusive do Alto Vale, usaram a residência das mães que tem filhos no hospital, onde oferecem refeições e apoio psicológico.

Fruto de inúmeras campanhas e de convênios com órgãos públicos e privados, inaugurou há 9 anos a Casa de Apoio Vó Gertrudes, em acolhedor prédio na frente do Hospital Infantil, Agronômica.

Católica fervorosa, Dona Gertrudes Gomes possui virtudes exclusivas na dedicação à sua fé e no relacionamento com todos os interlocutores. Voz macia, delicada, serena, compreensiva e acolhedora

era considerada um anjo pelas crianças, e uma santa pelos colaboradores, voluntários e familiares dos pacientes beneficiados com a magnífica atuação da AVOS.

Dona Maria Gertrudes foi sepultada neste domingo CemitérioJardim da Paz.

 

Por: Moacir Pereira

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias