Geral

Meteoros de Chuvas Perseidas foram vistos no céu de Monte Castelo neste final de semana

 

Uma câmera em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, flagrou na madrugada deste domingo (13) a passagem de meteoros da chuva Perseidas , que tem pico de visibilidade no Brasil neste final de semana.

Segundo o astrônomo amador Jocimar Justino, que integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), a estação administrada por ele registrou ao menos três exemplares, mesmo com céu nublado, condição que atrapalha a observação.

Os registros foram feitos entre 4h30 e 5h30 deste domingo.

“A neblina que surgiu no final da madrugada atrapalhou bastante, justamente no melhor horário para observação da chuva Perseidas aqui na nossa região”, comentou.

Os meteoros Perseidas são parte do cometa Swift-Tuttle, que fez sua última aparição em 1991. O cometa tem um núcleo de 26 quilômetros, mais do que o dobro do tamanho do objeto celeste que levou ao desaparecimento dos dinossauros.

Segundo a Nasa, ele leva 133 anos para reaparecer em nosso céu, ou seja, deve retornar apenas em 2124. A chuva de meteoros Perseidas tem seu pico de visibilidade no Brasil neste fim de semana, com até 100 meteoros por hora podendo ser avistados de acordo com a visibilidade em cada região.

Ela poderá ser vista até o dia 24, mas com menor intensidade.

De acordo com Alex Ganshin, CEO da plataforma de meteorologia Meteum, Manaus, Cuiabá e Belém estão entre as melhores cidades para ver a chuva de meteoros, enquanto São Paulo e Curitiba podem não ser os melhores lugares devido à baixa visibilidade, nuvens e chuva.

Por G1 – Demais FM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias