Geral

Luto na medicina de SC: morre presidente da Federação Unimed, Alberto Gugelmin

A medicina catarinense está de luto a partir desta segunda-feira (05), pelo falecimento do médico Alberto Gugelmin Neto, presidente da Federação da Unimed há oito anos. Ele faleceu vítima de câncer de pâncreas.

Num evento solene da Federação, fez um comovente pronunciamento sobre a importância da vida, o sofrimento que passava naquele período de tratamento e com manifestações de fé espiritual.

 

A Associação Catarinense de Medicina divulgou nota oficial nos seguintes termos:

“Faleceu nesta segunda-feira, dia 05/06/23 o médico Alberto Gugelmin Neto, presidente da Federação Unimed SC desde 2015, liderança da cooperativa médica que hoje é responsável pela assistência da saúde de pelo menos 1 milhão de catarinenses. O urologista enfrentava um câncer de pâncreas há mais de dois anos e na sua luta contra a doença ministrou palestras, deixou mensagens e vídeos que viralizaram nas redes sociais, com seguidores e compartilhamentos em vários estados brasileiros e outros países. Além disso, criou o programa “De Repente o Câncer”, para promover a prevenção, ajudar os pacientes em tratamento e agilizar o atendimento, desde o diagnóstico até os cuidados paliativos”.

Exemplar biografia

Alberto Gugelmin Neto nasceu em Rio Negro (PR), em 08/08/1966, mas era filho de Mafra (SC), cidade onde residiu e trabalhou por toda a sua vida.

Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, no ano de 1990, com especialização em Urologia. Era pós-graduado no Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças Médicas Associativas de Santa Catarina, tinha formação em Cursos de Executivos de Planos de Saúde na Universidade de Oxford (Harris Manchester College) e em Harvard School of Public Health (Boston).

Foi professor na disciplina de Patologia e Fisiopatologia, na Universidade do Contestado e presidente da Associação Médica Miguel Couto. Estava em seu terceiro mandato na presidência da Unimed SC e era Diretor de Mercado e Novos Negócios da Unimed Participações. Foi Presidente da Unimed Riomafra, vice-presidente da Unimed do Brasil, conselheiro, presidente e vice-presidente da Unimed Mercosul.

Deixa a esposa Cristina, os filhos Brenda e Lucas, a mãe Eloá, os irmãos Emerson, Ana Cláudia e Ana Lúcia. Foi respeitado e querido por todos que acompanharam a sua caminhada, deixando um exemplo de dedicação à Medicina e ao Sistema Unimed.

Fonte: ND+

Por: Moacir Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias