Geral Política

Laudo revela riscos na estrutura da Ponte do Salto em Blumenau

Pedestres e ciclistas que passam pela Ponte Lauro Müller, mais conhecida como Ponte do Salto, em Blumenau, devem manter a atenção redobrada.

Isso porque a passarela está em péssimas condições de conservação e oferece risco à segurança. É o que revela um laudo técnico assinado pela Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), encaminhado nesta semana à Câmara de Vereadores.

O documento é resultado de um requerimento assinado pelo vereador Diego Nasato (NOVO), que denunciou a situação no dia 8 de maio deste ano. Em um vídeo postado em suas redes sociais, o parlamentar mostrou a passarela se esfarelando, com placas metálicas desgastadas e cheias de buracos. “Um cenário de abandono, junto com o lixo e as pichações”, completou.

No relatório, constatou-se inúmeros danos e patologias, como corrosão das chapas metálicas do piso da passarela, deformação nas telas metálicas do guarda-corpo, diminuição da espessura do piso da passarela, entre outros itens. O grau de risco foi considerado crítico, podendo provocar danos à saúde e à segurança das pessoas e do meio ambiente.

Entre as recomendações técnicas, estão a imediata recuperação estrutural (reforma) da passarela de pedestres e ciclistas, guarda-corpo e também da escada com corrimão. Em relação à ponte, recomenda-se tratamento dos corrosões, pintura e revisão da parte elétrica da iluminação. A vistoria foi realizada no dia 19 de junho de 2023.

LAUDO 

Laudo técnico Defesa Civil Ponte do Salto

Vereador vai cobrar melhorias

Ao receber o laudo técnico solicitado, Nasato apenas certificou-se de tudo aquilo que já tinha visto, pessoalmente, quando esteve na Ponte do Salto no mês de maio. “A reforma dessa ponte é a única ação concreta que poderá evitar uma tragédia”, declarou o vereador, que promete cobrar ações urgentes por parte do poder público de Blumenau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias