Geral Saúde

Laqueadura não precisará mais de aval de parceiro; veja quando começa nova regra

A lei prevê também o direito à esterilização durante a cesárea, para evitar nova internação e reduzir riscos de complicações | Foto: reprodução/SBT News

Começa a valer, neste domingo (5), a lei federal que altera as regras para a realização de procedimentos de esterilização voluntária. Sancionadas em setembro do ano passado, as novas regras reduzem a idade mínima exigida para as cirurgias de laqueadura e vasectomia de 25 para 21 anos – que não será exigida para pessoas que já têm pelo menos 2 filhos vivos. A lei também dispensa o aval de maridos e esposas para a intervenção.

Mesmo assim, a esterilização, durante a cesárea do segundo filho, só pode ser realizada após a autorização do marido. Condição que não será mais necessária com as mudanças.

A lei prevê também o direito à esterilização durante a cesárea, para evitar nova internação e reduzir riscos de complicações. A partir da opção pela laqueadura ou vasectomia, a lei prevê um prazo de 60 até o ato cirúrgico: período em que a pessoa tem a chance de desistir.

Por: SBT NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias