Geral

Jorginho diz que limpeza do rio Itajaí-Açu será no 1º semestre para mitigar danos das chuvas

Foto: Roberto Zacarias/ND

 

Durante a inauguração do novo sistema de abastecimento de Apiúna, o governador Jorginho Mello (PL) abordou as obras de mitigação das cheias que devem acontecem em 2024 no Vale a Alto Vale. Entre os projetos, ele falou da pretensão de iniciar a dragagem do rio Itajaí-Açu ainda no primeiro semestre.

“A grande obra vai ser a dragagem do rio. Vamos começar este ano. Estamos apressando o mais rápido possível, para que tenhamos condições”, explicou o governador durante o evento. Ele lembrou que todos os projetos estão sendo revisados por um grupo de trabalho para definir a melhor ordem. “Vamos fazer o que não fizeram há 40 anos”, sintetizou.

Jorginho ainda detalhou que para a limpeza do rio estão sendo observadas empresas que tenham condições de executar os projetos. “As laterais devem ser cobertas com cimento e telas para que não tenha mais terra e vegetação dentro do rio”.

Governador assumiu compromisso de rever projetos da agência Jica

Proposta de dragagem e canal extravasor no Alto Vale apresentada pela Jica – Foto: Defesa Civil de SC/ Reprodução/ND

 

O objetivo das ações de mitigação de cheias, de acordo com Jorginho, é proporcionar a quem mora ou empreende nas cidades com maior número de enchentes opções para permanecer nas cidades. “Tem gente do Alto Vale e do Vale querendo ir embora para outro lugar e eu tenho dito que nós vamos fazer nossa parte”, finalizou.

Jorginho explicou veto às emendas do orçamento

Durante o encontro em Apiúna, Jorginho ainda falou sobre o veto às emendas do orçamento. Detalhando a parte administrativa do Estado, Jorginho contabilizou que as obras de mitigação das cheias do Alto Vale já estão no planejamento e não dependem de indicação orçamentária de parlamentares.

“Se ele quiser ajudar de verdade, ele precisa colocar emenda impositiva dele. Cada deputado tem R$ 6 milhões, por ano, para colocar. O veto é técnico. Não atrapalha em nada”, resumiu Jorginho. A pretensão das obras no Alto Vale eram anunciadas ainda em 2023 pelo governador, após as enchentes.

“Quero começar até a metade do ano. Está tudo preparado”

As mini-barragens de Mirim Doce e Petrolândia também estão no rol as obras para este ano. Além disso, Jorginho ainda lembrou que o contrato com a Celesc também deve auxiliar no projeto das barragens e captação de recursos, através da gerência de 15 barragens.

 

 

POR: LENE JUNCEK / ND  BLUMENAU

 

Grupo de Notícias