Geral

INTERNACIONAL: Chuva provoca desastre na Coréia e deixa dezenas de mortos

 

A Coreia do Sul enfrenta um desastre pela chuva. O número de pessoas que morreram ou estão desaparecidas devido às fortes chuvas que atingiram o país subiu para 49, de acordo com as autoridades de Seul. A Sede Central de Contramedidas de Desastres e Segurança informou que 40 pessoas morreram, nove estão desaparecidas e 34 ficaram feridas devido às fortes chuvas de monção que atingem o país desde 9 de julho.

O número de mortos em uma passagem subterrânea inundada na cidade de Cheongju, província de Chungcheong do Norte, permanece em 13, depois que quatro pessoas desaparecidas foram encontradas mortas durante a noite. Dezenove mortes ocorreram na província de Gyeongsang do Norte, enquanto as províncias de Chungcheong do Norte e Chungcheong do Sul registraram 16 e quatro mortes, respectivamente. Sejong também relatou uma morte.

Em 15 cidades e províncias, mais de dez mil pessoas de cerca de 6.200 famílias foram evacuadas para abrigos temporários. Cerca de 190 casas, seis embarcações de pesca e cerca de 60 veículos sofreram danos causados pelas enchentes, enquanto 789 instalações públicas, incluindo estradas e pontes, foram arrastadas ou destruídas.

Resgatista busca pessoas desaparecidas após deslizamento de terra na pequena vila em Yecheon. | AFP/METSUL METEOROLOGIA

 

Cerca de 27 mil hectares de terras agrícolas foram devastados pelas fortes chuvas e cerca de 579 mil cabeças de gado, incluindo vacas, galinhas e porcos, morreram devido às chuvas. O Escritório de Coordenação de Políticas Governamentais lançou uma inspeção para esclarecer o que causou a inundação mortal de uma passagem subterrânea na cidade de Cheongju, no norte de Chungcheong.

O escritório disse na segunda-feira que investigará quais medidas de segurança foram tomadas pelos governos locais, polícia e bombeiros para determinar por que o controle de tráfego não foi conduzido em tempo hábil na passagem subterrânea.

Até agora, o escritório confirmou que as autoridades receberam chamadas de emergência solicitando a evacuação dos cidadãos em Osong-eup, em Cheongju, e limitando o acesso à passagem subterrânea cerca de duas horas antes de os veículos ficarem presos na passagem subterrânea inundada. O escritório disse que começou a revisar todas as chamadas de emergência recebidas pelos governos locais, polícia e bombeiros que governam a província de Chungcheong do Norte, a cidade de Cheongju e o distrito de Heungdeok.

O escritório disse que também investigará vários registros administrativos relacionados à construção de um aterro ao longo do rio Miho em meio a alegações de gestão negligente do aterro por autoridades locais como uma das principais causas de inundações. O escritório disse que todas as agências relacionadas estarão sujeitas à inspeção mais recente, acrescentando que tomará todas as medidas necessárias, dependendo do que a inspeção descobrir, incluindo medidas disciplinares, apresentação de reclamações e solicitação de investigações.

 

Fonte MetSul 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias