Geral

Governo Federal estuda volta do horário de verão

 

O governo federal está avaliando a possibilidade do retorno do horário de verão, que foi encerrado em 2019. O Ministério de Minas e Energia tem conduzido as análises sobre se é pertinente a volta a partir deste ano. O horário de verão costuma começar nos primeiros finais de semana de outubro e terminar no mês de fevereiro do ano seguinte.

De acordo com o governo, está sendo avaliado e levantado todas as possibilidades de cenário com a adoção ou não do horário de verão. Estudo feito no ano passado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico apontou que a aplicação do horário de verão não trazia benefícios para a operação.

Instalado com a finalidade de aproveitar o maior período de luz solar durante a época mais quente do ano, o horário de verão foi instituído no Brasil em 1931 pelo então presidente Getúlio Vargas.

A partir de 1967, deixou de ser adotado e foi retomado apenas na década de 1980, devido a problemas de produção de energia nas hidrelétricas.

O horário de verão foi cancelado em 2019, durante a gestão Jair Bolsonaro (PL), pela conclusão de não ter impacto na redução do consumo de energia.

 

Por: 105 FM

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias