Geral Política

Governador anuncia suspensão da Nota Fiscal Eletrônica ao Produtor Rural até o fim de 2023

Um dos principais pontos tratados na reunião foram as questões envolvendo a nota fiscal eletrônica para produtores rurais – que é uma situação bem delicada para os agricultores.

O governador informou que suspendeu este processo até o fim do ano até que se encontre uma solução para o tema.

“No interior, em muitas localidades ainda não há energia elétrica e nem internet. Também não há pessoas treinadas para esse novo momento de nota fiscal. Como ficaria, por exemplo, um caminhão de cereal carregado, parado, esperando sair uma nota que não teria estrutura para ser emitida? A logística pode ser muito comprometida, com altos índices de perdas na produção e até inviabilizando a cadeia produtiva” argumenta deputada, informando que uma das alternativas que está sendo avaliada no governo é a possibilidade de que se emitam as notas fiscais nas cooperativas.

Ou seja, aonde os produtos são entregues. O governador está ciente das dificuldades e se mostrou muito sensível ao tema para evitar prejuízos aos trabalhadores rurais. Este ano, segundo Jorginho Mello, será de preparação para que o campo catarinense se adapte à nova realidade fiscal.

“Esta janela que conseguimos é para que se leve internet de qualidade ao campo. Qualquer solução antes disso é paliativa. Este é o objetivo, pois aí sim facilitaria a vida de quem trabalha e produz,” acrescenta a deputada.

OUTRAS PAUTAS

Daniela Reinehr e o governador também conversaram sobre os embargos para a produção nos campos de cima de serra. A defesa é que para tenha validade em Santa Catarina o Código Florestal Estadual em função das peculiaridades da região (as áreas de produção são consolidadas há décadas); o cabeamento protegido e trifásico para o campo e o marco temporal das terras indígenas, além da questão da sanidade animal e a preocupação com a gripe aviária.

“Jorginho está muito sensível a todos estes temas. Saí muito esperançosa desta agenda. Santa Catarina tem um governador que pensa e age pelos catarinenses,” destaca a parlamentar.

 

Por: Assesoria de Comunicação, Deputada Daniela Reinehr

3 Comentários

  • Joao pires burk 27 de fevereiro de 2023

    Parabens deputada pela iniciativa e sensibilidade nessa questao da nota Eletronica. Mtos agro pecuarista nao tem como tirar a nota Eletronica, resultando na queda de arrecadação.

  • Rita Campos 27 de fevereiro de 2023

    Obrigada pelo carinho com os agricultores

  • Sebastião caesar Hoppen 1 de março de 2023

    Sim, temas sensiveis e muito importantes para nosso estado, sem internet não tem como resolver estas questões tenho fazenda a 20 km de Lages e internet não funciona, nosso estado é agrícola, muito obrigado pela sensibilidade e temos que resolver estas questoes antes de qq coisa .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias