Um enxame de robôs voadores está substituindo trabalhadores humanos na colheita de frutas. A novidade foi criada pela empresa israelense Tevel Aerobotics e promete revolucionar o setor agrícola.

Como o drone inteligente funciona?

  • Por meio de algoritmos, o “robozinho” voador consegue identificar sozinho o que são galhos, folhas e frutas. Até a qualidade das frutas é analisada em tempo real.
  • A IA decide se uma maçã está madura o suficiente ou deve permanecer mais tempo no pé, por exemplo.
  • Os drones funcionam em conjunto para agilizar o serviço interligados a um veículo que fica no solo.
  • Cada drone possui câmeras que enviam dados para um aplicativo.
  • Pelo celular, o produtor pode controlar quantas frutas foram colhidas, peso, qualidade, e mais, destaca a empresa.

 

Drones usam braço robótico para torcer e colher os frutos. Imagem: Reprodução/Tevel Aerobotics Technologies

Mão de obra escassa

Grandes plantações de frutas precisam de muitas pessoas trabalhando em períodos específicos do ano, diz a empresa, o que nem sempre é viável. Sem contar que as pessoas ficam expostas, enfrentando adversidades e altas temperaturas. Os drones, por sua vez, trabalham o dia todo.

O equipamento já é oferecido pela empresa por aluguel (o valor não é divulgado pela Tevel). Segundo a empresa, essa abordagem diminui a necessidade de fabricar muitas unidades.

Os drones também podem operar em diversas regiões do planeta e em diferentes tipos de colheita. Por enquanto, o sistema pode colher damasco, ameixa, pêssego, maçã, pera e nectarinas. Eles já estão operando na Itália, Estados Unidos, Israel e, mais recentemente, no Chile, um dos países que enfrenta falta de mão de obra no setor.

Confira o sistema em ação no vídeo abaixo:

YouTube player

 

Com informações da Tevel Aerobotics Technologies e Olhar Digital