Geral Segurança

Defesa Civil alerta para risco alto de temporais em Santa Catarina

Foto: Arquivo/ND

Santa Catarina tem risco de temporais, entre esta sexta-feira e sábado (13 e 14). Conforme alerta da Defesa Civil, o estado deve ser atingido por chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo.

Das regiões catarinenses, oito foram classificadas com risco alto para ocorrências relacionadas ao tempo, segundo levantamento divulgado pela Defesa Civil, nesta manhã. Em outras três, o risco é considerado moderado.

O alerta foi elaborado pela meteorologista do órgão, Elen Pelissaro. Segundo o monitoramento, a tempestade pode ocorrer entre às 9h desta sexta e se estender até as 6h de sábado.

Veja o mapa:

Parte em laranja está classificada com risco alto para ocorrências relacionadas ao tempo – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND
Parte em laranja está classificada com risco alto para ocorrências relacionadas ao tempo – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Orientações

Diante do risco de ocorrências relacionadas ao tempo, a Defesa Civil faz algumas orientações para evitar acidentes.

Em situações com  ventos fortes e raios:

  •  Busque local abrigado e longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados
  • Fique longe de janelas e deligue aparelhos eletrônicos
  • Banheiros em alvenaria são locais considerados muito seguros
  • Se estiver na praia, jamais fique na água

 

Deslizamentos de terra e alagamentos

Quanto a deslizamentos a recomendação é sempre ficar atento aos sinais, como: inclinação de árvores; movimento de terra ou rochas próximo à sua casa; e aparecimento de rachaduras em paredes e muros.

Já em situações de alagamentos e inundações a orientação é para evitar contato com a água. Ainda deve-se evitar dirigir em locais alagados e transitar em pontilhões e pontes submersas.

 

Por: Redação ND Florianópolis

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias