Saúde

PREOCUPANTE: Cobertura vacinal segue baixa no Planalto Norte Catarinense. Itaiópolis atingiu pouco mais de 30% da meta.

 

No último sábado (13), foi o Dia “D” de Vacinação contra Influenza. Em Itaiópolis todas as unidades de saúde estiveram abertas das 8h00 às 17h00 sem fechar para o almoço, com excessão da unidade de saúde de Iracema que já havia feito seu dia “D” a um sábado anterior.

Os grupos prioritários eram crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com doenças pulmonar e/ou doenças agudas e idosos com 60 anos ou mais. Quem faz parte dos grupos prioritários deve se vacinar, mesmo se tiver tomado a dose contra a gripe no ano passado. A vacinação é anual. A dose aplicada é trivalente, ou seja, protege contra três tipos do vírus da gripe: as variações dos vírus A (H1N1), A (H3N2) e gripe B. As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez terão de tomar uma segunda dose no intervalo de 30 dias.  Além da dose contra a influenza, imunizantes contra a dengue, a covid-19 e outras doenças também estavão disponíveis, conforme calendário vacinal e grupos prioritários previstos.

No dia “D”, último sábado (13), Itaiópolis aplicou 486 doses do imunizante, um número relativamente baixo. Olhando para os números de forma geral, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) 2024 teve início no último dia 25 de março e se estenderá até o dia 31 de maio, os números são preocupantes 31,30%. O indice de aderência está bastante longe de chegar a meta de 90% esperado para esse ano. Isso significa que poderemos ter sérios problemas nos próximos meses com a chegada do inverno e aumento da circulação do vírus. Precisamos analisar a alta ocupação dos hospitais por covid-19, dengue, mais a influenza.

No Planalto Norte Catarinense Irineópolis está em 1º lugar, com 53,75% da meta já concluída, e Papanduva em último lugar com 17,05%.

É de extrema importância reforçar que a vacina da influenza (gripe), faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI), instaurado em 1973. De acordo com dados do Ministério da Saúde, durante o ano no qual a dose é recebida, o imunizante contra a influenza minimiza a carga e previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e a sobrecarga dos serviços de saúde. A vacina é estudada, comprovada e segura.

Então, incentive seus pais, avós, e pessoas do grupo alvo da campanha para se imunizarem. Você ainda pode procurar qualquer unidade de saúde e se imunizar contra a influenza (gripe) até 31 de maio de 2024. Não deixe de se vacinar, vacina é prevenção, é vida.

 

Por Demais FM.

 

 

Grupo de Notícias