Entretenimento

Céu de outubro terá eclipse solar e duas chuvas de meteoros

O mês de outubro vem aí e com ele um conjunto de eventos astronômicos fantásticos! Nos próximos dias, os amantes da astronomia terão excelentes motivos para tirar a poeira dos telescópios e dos binóculos e deixá-los prontos para observação celeste!

Embora os destaques astronômicos sejam quase sempre pertencentes ao céu noturno, dessa vez o primeiro lugar ocorrerá em plena luz do dia: um eclipse solar anular irá obscurecer os céus parcialmente e observadores de vários cantos do planeta poderão se maravilhar com o fenômeno!

Um eclipse solar anular ocorre quando a Lua está muito longe da Terra para cobrir completamente o disco solar, resultando em um anel brilhante ao redor da Lua escurecida. É exatamente isso que acontecerá no próximo dia 14 de outubro! O caminho do eclipse começará no Oceano Pacífico, na costa do sul do Canadá, e se moverá pelo sudoeste dos Estados Unidos, seguindo pela América Central, pela Colômbia e pelo Brasil.

O chamado caminho da anularidade, região onde se poderá visualizar melhor esse fenômeno, inclui os estados brasileiros do Rio Grande do Norte, Ceará e Paraíba. Nas demais regiões do país, poderá ser visto um eclipse solar parcial, com o disco lunar ocultando partes do disco solar. O fenômeno poderá ser melhor observado a partir das 15h (BRT) e não deverá ser feito sem equipamentos de proteção ocular adequados.

Eclipse solar anularEclipse solar anularFonte:  Mikael Svalgaard 

Além do eclipse solar, o mês de Outubro é marcado por duas chuvas de meteoros: as Dracônidas e as Oriônidas.

A chuva de meteoros Dracônidas é um evento sutil e comumente difícil de ser observada. Ela produz apenas cerca de 10 meteoros por hora e é produzida por grãos de poeira deixados para trás pelo cometa 21P Giacobini-Zinner. A chuva ocorre anualmente entre os dias 6 e 10 de outubro e este ano atingirá o pico na noite do dia 8 e nas primeiras horas da manhã do dia 9.

Já a chuva de meteoros Oriônidas, por sua vez, será um evento de maior porte e dará um espetáculo notável. Ela é uma chuva de meteoros originada pelos detritos deixados pelo famoso cometa Halley que ocorre anualmente de 2 de outubro a 7 de novembro e este ano irá atingir seu pico de atividade máxima entre a noite de noite do dia 20 de e as primeiras horas da manhã de 21 de outubro, produzindo até 20 meteoros por hora.

Chuva de meteoros Oriônidas no céu da ChinaChuva de meteoros Oriônidas no céu da ChinaFonte:  Lu Shupei 

Nestes eventos, os meteoros serão irradiados da constelação do Dragão e da constelação de Órion, respectivamente, mas eles poderão aparecer em qualquer lugar do céu e podem ficar no campo de observação em qualquer ponto do Brasil.

O uso de aplicativos como o Carta Celeste, o Stellarium e o SkyMap são ótimos aliados para observação e identificação de objetos no céu!

Calendário dos principais eventos astronômicos do mês de outubro de 2023

02/10: Conjunção entre Júpiter e Lua

06/10: Lua em Quarto Minguante

08 e 09/10: Máxima atividade da chuva de meteoros Dracônidas

14/10: Lua Nova e Eclipse solar anular

20 e 21/10: Máxima atividade da chuva de meteoros Oriônidas

22/10: Lua em Quarto Crescente

23/10: Vênus em maior elongação leste (melhor visualização)

24/10: Conjunção entre Lua e Saturno

28/10: Lua Cheia

28/10: Eclipse lunar parcial

Céus limpos e boas observações!

Fique sempre atualizado sobre os eventos celestes aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar o calendário do mês de outubro com seus amigos que também gostam de astronomia!

 

Fonte: tecmundo

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias