Geral Segurança

Bombeiros Voluntários são chamados para controle de incêndio em residência

Os Bombeiros Voluntários de Vitor Meireles foram acionados pela central de emergência 193 de Presidente Getúlio para um possível incêndio em residência, no Bairro Palmitos próximo à creche municipal do centro da cidade, a informação era de que o fogo de um fogão a lenha teria saído de controle e estava se propagando na residência.

A equipe de Combate Incêndios composta por três Bombeiros Voluntários chegaram no local, e constataram que felizmente o princípio de incêndio já havia sido controlado pelos proprietários que utilizaram uma mangueira de jardim, obtendo sucesso no controle das chamas.

Fique atento – Fogões à lenha – lareiras – aquecedores

Alguns cuidados no período de inverno, para quem possui fogão a lenha:

_ Nunca sair de casa e deixar o fogão com lenha e acesso, em 4 meses foram três incêndios em residência, onde 02 residências foram completamente destruídas, e uma felizmente foi controlada pelos proprietários que levaram aquele susto.

_ Certifique-se que estes estejam instalados em locais seguros da residência, distantes de tubulações a gás, cortinas e móveis.

_ Não deixe objetos acumulados sobre lareiras ou próximos aos fogões à lenha, em caso de princípio de incêndio estes materiais servirão como combustível e tendem a alimentar as chamas, propagando o fogo.

_ Use material próprio para queimar em lareiras ou fogões à lenha, evitando madeira industrializada ou tratada quimicamente.

_ Não permita que crianças alimentem lareiras ou fogões à lenha. Além disso, elas devem manter distância de segurança destes locais.

_ No caso específico de lareiras, utilize tela metálica com malha entre 2 e 5 mm para evitar que fagulhas sejam propagadas para fora do local de queima.

_ Verifique se a instalação das chaminés está em perfeitas condições e em locais seguros.

_ Não coloque lenha em excesso em lareiras e fogões à lenha. Nunca deixe o local sem antes se certificar que o fogo está extinto.

_ Sempre mantenha entradas de ar em ambientes com fogo de lareira, fogões e aquecedores. O ar nesses locais precisa ser renovado, evitando risco de morte por intoxicação com monóxido de carbono – CO, ou mesmo por asfixia em razão do consumo de oxigênio do ambiente.

_ No caso de aquecedores, somente adquira aparelhos certificados pelo Inmetro. Antes de ligá-los, verifique se não há necessidade de realizar algum reparo ou manutenção dos equipamentos.

_ Aquecedores a gás precisam ser aprovados junto ao corpo de bombeiros militar (exceção quando instalados em edificações unifamiliares) e instalados por profissionais com responsabilidade técnica.

_ Não coloque roupas, utensílios ou objetos sobre os aquecedores.

_ É proibido o uso de álcool ou outros combustíveis para queimas em ambientes fechados.

Em caso de emergências, acione o Corpo de Bombeiros Militar pelo fone 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias