Geral Segurança

8 de fevereiro: Dia Internacional da Internet Segura

aplicativos de mensagem, internet, plataformas digitais, aplicativos, e-mail, redes sociais

Desde o ano de 2004, o dia 8 de fevereiro é celebrado como o Dia Internacional da Internet Segura. A data foi criada com o objetivo de mobilizar instituições e usuários, principalmente jovens e crianças, a estimular o uso livre e seguro dos computadores e dos celulares.

O avanço da internet trouxe diversos benefícios para o dia a dia, que vão desde manter contato com amigos e familiares que moram distante, até acessar contas bancárias. Mas esse avanço também permitiu que pessoas mal intencionadas tivessem acesso de forma rápida e fácil a informações pessoais dos usuários.

Cristian Souza, consultor de Cyber Security na DARYUS Consultoria, instrui que para manter a segurança ao acessar sites ou até mesmo pagar boletos, é preciso ter atenção aos links do site, além de verificar o CNPJ da empresa para saber se é confiável.

“Sempre verifique se o site faz uso de um protocolo seguro para trafegar as informações. Isso pode ser verificado pela presença daquele famoso cadeado verde no seu navegador, isso indica que o site trafega os dados de forma criptografada.”

Como melhorar a segurança dos seus dados na internet

O especialista lista alguns hábitos que podem ajudar a combater o vazamento de informações pessoais:

Desconfie de pedidos de transferências urgentes, mesmo que seja feito por um parente ou conhecido;

Não compartilhe senhas com terceiros;

Nunca utilize informações pessoais para gerar senhas, como data de nascimento ou número de telefone;

Procure fazer uma senha com mais de 8 caracteres, utilizando números, letras minúsculas e maiúsculas e caracteres especiais;

Tenha senhas diferentes para cada acesso.

 

Fonte: Brasil 61

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias