Geral

5G completa um ano com cobertura disponível para mais de 140 milhões de brasileiros

5G completa um ano com cobertura disponível para mais de 140 milhões de brasileiros

Em um ano de implementação do 5G no Brasil, a área de cobertura disponível para instalação da tecnologia já beneficia mais de 141 milhões de brasileiros (66,4% da população).

Brasília foi a primeira cidade do país a ter a tecnologia da quinta geração de redes móveis liberada e, em seguida, todas as capitais do país passaram a disponibilizar o 5G para os cidadãos. Hoje, 753 municípios estão com a cobertura disponível sendo utilizada e beneficiando 46% dos brasileiros.

“Nós atingimos a meta estabelecida para o primeiro semestre de 2023 antes do prazo final e estamos trabalhando para antecipar mais compromissos do Leilão do 5G. Precisamos entregar à população uma cobertura de banda larga móvel de qualidade e que alcance as regiões mais distantes do Brasil, cumprindo a prioridade estabelecida pelo presidente Lula de promover inclusão digital e social de todos os brasileiros”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

Seguindo as metas estabelecidas pelo Leilão do 5G, a limpeza da Faixa de 3,5 GHz já ocorreu em 26 municípios com mais de 500 mil habitantes e regiões metropolitanas e 1.103 cidades com mais de 200 mil habitantes e regiões metropolitanas. No total, 1.610 municípios foram contemplados, sendo 126 na Região Norte, 290 no Nordeste, 140 no Centro-Oeste, 561 no Sudeste e 493 na Região Sul.

Atualmente, o Brasil conta com mais de 12 mil estações de quinta geração instaladas. É considerada a maior rede do mundo de 5G standalone, padrão que oferece ao usuário melhor experiência no uso da internet móvel. A chegada do 5G no país movimenta negócios em diversas áreas, como inteligência artificial, processamento de dados, metaverso, e-commerce, indústria, logística, transporte, saúde, educação e agronegócio.

COMPROMISSOS – O Leilão do 5G estabeleceu uma série de compromissos que precisam ser seguidos pelas operadoras. Dentre eles está o investimento de R$ 3,1 bilhões para levar conectividade às escolas públicas de educação básica, com a qualidade e velocidade necessárias para o uso pedagógico. As rodovias federais que cortam o país também estão entre as prioridades e as operadores precisam atender 2.349 trechos de rodovia com 4G (totalizando 35.784 Km).

Para 2023, as empresas de telecomunicações também devem ampliar a quantidade de antenas nas capitais e no Distrito Federal, bem como implantar backhaul de fibra óptica em, pelo menos, 202 municípios dos 530 estabelecidos pelo cronograma. Além disso, 40% das 625 localidades (Faixa de 700 MHz) definidas e 10% de 6.805 localidades (Faixa de 2,3 GHz) deverão estar com a tecnologia 4G ou superior.

A execução desses e vários outros compromissos do Leilão do 5G, que vencem de forma escalonada, são fiscalizados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A liberação da faixa não implica na instalação imediata das redes do 5G nas localidades, pois, de acordo com o edital, os compromissos estão programados para vencer a partir de 2025. A instalação antecipada de estações do 5G nessas cidades depende do planejamento e interesse de cada prestadora.

TV DIGITAL – O atendimento às famílias de baixa renda que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) também está dentro dos compromissos do Leilão do 5G. Entre as contrapartidas previstas consta a distribuição gratuita de kits com antena parabólica digital. Em todo o Brasil, mais de 500 mil famílias de 1.610 municípios já foram beneficiadas com a troca dos equipamentos antigos.

A substituição é necessária porque, em breve, as parabólicas tradicionais que operam na faixa de 3,5 GHz deixarão de funcionar para que o 5G seja implantado. O modelo antigo sofre com interferência do sinal 5G, já que os dois utilizam a mesma frequência.

 

Informações MCom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias