Na última sexta-feira, 24 de fevereiro, famílias de indígenas da terra Laklãnõ invadiram o estacionamento da Gruta do Tigre, local turístico no município de Rio do Oeste. Eles estariam requerendo o espaço como patrimônio, por conta de um cemitério que haveria no local, com objetivo de manter a memória do povoado no Alto Vale.
E nesta semana a Justiça Federal atendeu a um pedido de reintegração de posse feita pelo município de Rio do Oeste, determinando que os indígenas que estão acampados, saiam do local e proíbe o ingresso de novos indígenas ou grupos de pessoas sem autorização prévia do município de Rio do Oeste no local. Foi fixado para o caso de descumprimento da medida, uma multa diária no valor de R$ 500,00.
A reintegração da posse deve ser cumprida pelos órgãos federais em até 5 dias, prazo para implementação das medidas necessárias a retirada das pessoas do local em segurança.
A justiça ainda pediu apoio a Polícia Militar e Polícia Federal para cumprimento do mandado de reintegração de posse. Ela determina que as autoridades de polícia deverão atuar preventivamente e ostensivamente, impedindo o acesso de novas pessoas no local até o cumprimento da medida de reintegração.
D+ NEWS