Entretenimento

TRADIÇÃO: Você já ouviu falar na “Segunda-feira molhada” ou “Śmigus-dyngus”?

 

A “segunda-feira molhada” é uma tradição antiga muito popular que acontece em países da Europa central, como a Polônia e a República Tcheca. Ela também é muito famosa na Ucrânia, e é comemorada no segundo dia de Páscoa. Mas sua origem foi na Polônia e adotada posteriormente pelos demais paises.

A segunda-feira molhada começou, na Polônia, como um costume pagão que simboliza a limpeza. Quando o cristianismo se tornou a religião principal, a prática foi adotada como um ritual cristão, relacionada à limpeza dos pecados da alma. Depois evoluiu, onde as pessoas molhavam a pessoa que tinha interesse em se relacionar, e hoje em dia, uns molham os outros por diversão. Também esta ligado a celebrar o inicio da primavera local.

Segunda-feira depois da Páscoa é a SEGUNDA FEIRA MOLHADA. Nesse dia ninguém trabalha, é um feriado nacional, o Śmigus-dyngus, apenas para as pessoas molharem umas às outras, e essa tradição já existe há três mil anos. Se você sair na rua com certeza não voltará seco para casa.

Tudo começou com tradições. Por muito tempo, derramar água era uma prerrogativa especificamente masculina, e eles deveriam “purificar” as mulheres no primeiro dia após o Domingo de Páscoa. Hoje em dia, a tradição não é tão específica de gênero. Tanto homens quanto mulheres são encharcados de água, celebrando a Páscoa de forma diferente.

Há dois tipos de pessoas na cidade: aqueles que antecipam o dia mais do que o seu aniversário e aqueles que temem tanto quanto ir a um encontro ruim. Seja qual for a multidão a que você pertence, se você estiver fora naquele dia magnífico, conte alguns “splashing” dentro e traga algumas roupas sobressalentes, — a luta é real. Algumas pessoas derramam a água de carros em movimento, alguns tomam armas de água e atiram em você nas costas, alguns até mesmo fazer bombas de balão de água e “splash” eles através de suas janelas, e todos, literalmente todos aceitam isso como um fato.

Nos últimos anos, a cidade organizou uma zona especial para se refrescar (o centro da cidade ao redor da Praça Rynok), para manter longe aqueles que estragam a diversão com reclamações sobre água das pessoas felizes e molhadas. No entanto, isso pode não salvar todos. Ainda assim, você verá dezenas de pessoas andando com baldes, garrafas e outros objetos relacionados à água. Portanto, esteja preparado para se molhar se estiver planejando dar um passeio pelo centro da cidade na segunda-feira de Páscoa.

Informações wikipedia;

Grupo de Notícias