Após a veiculação de uma matéria jornalística que citava um suposto caso de negligência por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha, hoje (18), a reportagem da Demais FM foi procurada pelo secretário de Saúde, João Eduardo Pavoski Fernandes, que apresentou a versão oficial dos fatos e prestou esclarecimentos adicionais sobre o funcionamento dos atendimentos e do transporte oferecido pelo município.
Segundo o secretário, a denúncia não condiz com o que realmente ocorreu. Ele explicou que todas as viagens realizadas pela Secretaria seguem roteiros diários previamente programados, com motoristas escalados para cada deslocamento. Como regra, apenas atendimentos de urgência são realizados por ambulâncias e motoristas de plantão — que não podem ser deslocados para consultas particulares.
No caso citado, o secretário explicou que o munícipe solicitou transporte para uma consulta particular, agendada para o dia 18 de novembro, em outro município. No momento do pedido, todos os veículos já estavam escalados, restando apenas ambulâncias de plantão.
Ainda durante o atendimento, o secretário lembrou ao solicitante que no mesmo dia haveria atendimento, no próprio município, com um profissional da mesma especialidade médica, o que permitiria a realização da consulta em Santa Terezinha. A alternativa, porém, foi recusada, pois o paciente desejava ser atendido exclusivamente pelo médico que já acompanha o caso.
Outro ponto esclarecido pelo secretário está relacionado às consultas, exames e atendimentos regulados pelo SUS, citados na matéria anterior. Ele reforça que:
- Todas as solicitações são feitas pelo SUS.
- O pedido é inserido pela Secretaria no Sisreg (Sistema de Regulação).
- A definição das datas, hospitais e locais de atendimento não é feita pelo município, mas sim pela Regulação Estadual, responsável por organizar os agendamentos.
O secretário acrescentou ainda que o agendamento com psicólogo, mencionado na denúncia, não pertence ao fluxo atual: trata-se de um pedido do ano passado, que a própria solicitante confirmou ao secretário por telefone.
Sobre o transporte para a consulta particular, o secretário relatou que, após a desistência de um paciente que faria atendimento em Blumenau no dia seguinte, ele entrou em contato com o munícipe informando a disponibilidade de vaga no veículo. Porém, segundo ele, o solicitante afirmou três vezes que não havia necessidade de deslocamento até Jaraguá do Sul, pois permaneceria em Blumenau com um parente, que poderia auxiliar no transporte até o município de destino.
Com essa informação, o secretário orientou o motorista que já viajaria para Blumenau a transportar o munícipe até aquela cidade, conforme combinado.
A Secretaria reafirma que não houve negativa de atendimento ou de transporte, e que sempre esteve à disposição para realizar o deslocamento até Jaraguá do Sul assim que surgiu a vaga no carro. A decisão de permanecer em Blumenau, segundo o secretário, partiu exclusivamente do solicitante.
Ao final, o secretário reforçou que “toda notícia possui mais de um lado” e que ambos devem ser considerados para que o público compreenda verdadeiramente o ocorrido.
NOTA DE ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA
A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha vem, por meio desta, esclarecer os fatos referentes à notícia que circula nos meios de comunicação, a qual não condiz com o que de fato ocorreu.
Esclarecemos que todas as viagens realizadas pela Secretaria são previamente programadas por meio de roteiros diários, com motoristas designados para cada deslocamento. No dia 17/11, o Secretário Municipal de Saúde foi procurado por um munícipe solicitando veículo para deslocamento até outro município para uma consulta particular agendada para o dia 18/11. Ressalta-se que não se tratava de transferência entre unidades hospitalares, motivo pelo qual não havia necessidade de transporte por ambulância.
Na ocasião, foi informado ao munícipe que todos os veículos já estavam escalados para as viagens do dia seguinte, restando apenas as ambulâncias e motoristas de plantão, os quais não poderiam ser retirados de suas funções para atender a uma consulta que não demandava transporte de urgência. Diante disso, o Secretário sugeriu a possibilidade de remarcar a consulta para que a viagem pudesse ser devidamente programada. O munícipe informou que não havia possibilidade de remarcação, pois necessitava da consulta com o médico especialista que já acompanhava o paciente.
Ainda durante o atendimento, o Secretário informou que, no mesmo dia, haveria atendimento no município com profissional da mesma especialidade, o que possibilitaria realizar a consulta localmente. Contudo, o munícipe recusou a oferta, alegando que desejava ser atendido exclusivamente pelo médico que acompanhava o caso.
Posteriormente, diante da desistência de um paciente que tinha consulta programada em Blumenau para o dia 18/11, o Secretário entrou em contato com o munícipe, informando que haveria vaga disponível no veículo. No entanto, o munícipe afirmou, por três vezes durante a ligação, que não haveria necessidade de deslocamento até Jaraguá do Sul, pois ficaria na com um parente em Blumenau, que poderia auxiliar no deslocamento até o município de destino.
Assim, o Secretário orientou o motorista que já estava programado para Blumenau a realizar o transporte do munícipe até aquela cidade, conforme informado pelo próprio solicitante.
Diante dos fatos, a Secretaria reforça que toda notícia possui mais de um lado e que ambos devem ser considerados para uma compreensão verdadeira do ocorrido. Reiteramos que, em nenhum momento, a Secretaria negou o apoio ao paciente, estando sempre à disposição para realizar o transporte até Jaraguá do Sul depois da desistência de um paciente havendo vaga no carro. A escolha por permanecer em Blumenau partiu exclusivamente do munícipe.
A Secretaria Municipal de Saúde permanece à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.
Por Demais FM
