Saúde

Santa Catarina registra 168 casos de febre Oropouche e investiga possível nova linhagem do vírus

Foto: Divulgação Internet

 

Desde abril de 2024, Santa Catarina registrou 168 casos de Febre Oropouche, a primeira vez que a doença foi detectada no estado. Dados divulgados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) mostram que, desde 23 de julho, não houve aumento no número de casos. A região do Alto Vale é a mais afetada, com 88 casos confirmados em Luiz Alves e 37 em Botuverá.

O Ministério da Saúde confirmou duas mortes por Febre Oropouche na Bahia e investiga a morte de um paciente com passagem por Santa Catarina. A doença é transmitida pelo mosquito Culicoides paraenses (maruim) e pode ter sido introduzida no estado através do aumento do fluxo de pessoas e cargas.

Veja as cidades de SC com casos confirmados 

  • Antônio Carlos: 2
  • Benedito Novo: 1
  • Blumenau: 10
  • Botuverá: 37
  • Brusque: 7
  • Canelinha: 1
  • Corupá: 3
  • Guabiruba: 1
  • Guaramirim: 1
  • Ilhota: 6
  • Jaraguá do Sul: 1
  • Luiz Alves: 88
  • São Martinho: 1
  • Schroeder: 7
  • Tijucas: 2
  • Total: 168

Estudos recentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicam que uma nova linhagem do vírus Oropouche, originada no Amazonas, pode estar associada ao surto no Brasil. A pesquisa analisou 382 genomas do vírus e encontrou uma correlação com o aumento de casos observado desde 2022.

Grupo de Notícias