Saúde

Santa Catarina inicia vacinação com imunizante Moderna contra a covid-19 para reforço

Foto: Secretaria de Saúde de Santa Catarina

 

Santa Catarina deu início à vacinação com o novo imunizante da Moderna contra a covid-19. Este novo imunizante monovalente protege especificamente contra a cepa XBB, atualmente em maior circulação, conforme informado pelo Ministério da Saúde. Mais de 40 mil doses já foram distribuídas aos municípios catarinenses para aplicação como dose de reforço nos grupos prioritários.

A gerente de imunização da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina, Arieli Schiessl Fialho, enfatiza que a vacinação visa principalmente reduzir casos graves e óbitos pela doença, ressaltando a importância de coberturas vacinais adequadas e homogêneas em todos os grupos prioritários.

O Movimento Nacional pela Vacinação, liderado pelo Ministério da Saúde, pretende vacinar pelo menos 70 milhões de pessoas contra a covid-19. O Brasil já recebeu um lote de 12,5 milhões de doses que protegem contra a variante XBB, com distribuição imediata para todas as unidades da federação.

O infectologista Adelino de Melo Freire Junior destaca a importância da atualização das vacinas de acordo com as novas cepas do vírus em circulação, comparando-a com a vacinação anual contra a gripe. Ele ressalta que a nova vacina é necessária para uma proteção mais eficaz contra a cepa atual.

Com a chegada do inverno e o aumento das doenças respiratórias, medidas de proteção, como o uso de máscaras e evitar espaços fechados, são fundamentais para reduzir a circulação do vírus da covid-19.

Para mais informações sobre a vacinação, acesse o site oficial do Ministério da Saúde.

 

Grupo de Notícias