Geral

Rio do Sul registra filas quilométricas por conta de desvio na BR-470

Motoristas de caminhão são obrigados a ir pela BR-282, trajeto de 200 km a mais – Foto: Moises Stuker/NDTV

 

Com a interdição do km 143 da BR-470, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, os motoristas precisam usar rotas alternativas. A rua Clemente Demarch, no bairro Barra do Trombudo, registrou filas quilométricas devido ao desvio na via federal na manhã deste sábado (17).

Motoristas relatam insatisfação com tamanhas filas, principalmente caminhoneiros. Um decreto não permite que veículos pesados transitem por Rio do Sul, obrigando os motoristas a ir pela BR-282, trajeto de 200 km a mais.

O caminhoneiro Volmir Sander esteve preso no trânsito e comenta que a via deveria estar liberada a todos os veículos.

“Esse trecho não deveria ser trancado para veículos pesados, deveria ser liberado para todo mundo. É a única passagem existente, caso contrário, temos que andar 200 km a mais para contornar a cratera”, lamentou o motorista.

Segundo a Prefeitura de Rio do Sul, o decreto foi assinado por conta da preocupação com as condições das vidas urbanas.

“Se colocarmos veículos pesados nas áreas urbanas, acaba com as estradas, pontes e estrutura da via pública, que não foi feita para suportar o tráfego de veículos pesados”, explicou o prefeito José Thomé.

Confira as rotas alternativas usadas como desvio da BR-470

  • No sentido Oeste para o Leste, entrada trevo de Laurentino, no sentido bairro Barra do Trombudo, em Rio do Sul. Não recomendado para veículos pesados. Para o sentido Leste-Oeste, uso no sentido contrário;
  • Entrada no trevo de Laurentino, no sentido Laurentino, passando pela Serra Tomio em direção a Rio do Sul, saindo nas imediações do trevo do Fundo Canoas/Progresso. Não recomendada para veículos pesados;
  • Trânsito de caminhões pesados: dar preferência por utilizar a BR-282.

 

 

POR: LUCIANO CERINL/ ND BLUMENAU

Grupo de Notícias