Promover o bem-estar emocional e a convivência saudável entre os jovens é o principal objetivo do projeto “Interligando Emoções”, que teve início nesta segunda-feira (20) em Presidente Getúlio. A ação envolve 380 estudantes do Ensino Fundamental II da Escola de Educação Básica Orlando Bertoli, com atividades que se estendem por dois meses.
LEIA TAMBÉM: Projeto contra o bullying promove reflexão em escolas de Presidente Getúlio
Oficinas para despertar consciência e empatia
Durante o período, serão realizadas 26 oficinas socioeducativas que abordam temas como empatia, inteligência emocional e convivência escolar. Cada turma participa de encontros de duas horas, com dinâmicas e atividades práticas que estimulam o autoconhecimento e o respeito ao próximo.
Idealizado por Shirlei Fabiana Silva, da Associação Olakunde, o projeto nasceu no período pós-pandemia, quando aumentou a necessidade de lidar com as emoções e fortalecer vínculos dentro das escolas. Desde então, o “Interligando Emoções” já passou por sete municípios catarinenses — entre eles Gaspar, Ibirama, Itapema, Blumenau, Apiúna, Rodeio e Ascurra — com resultados positivos na melhoria do comportamento e das relações entre os alunos.
Prevenção ao bullying e valorização do diálogo
Financiado pelo Edital de Chamamento Público nº 01/2025/FIA/CDMCA, o projeto atua na prevenção do bullying e das violências verbais, promovendo uma cultura de paz e solidariedade. “As principais mudanças após o projeto são comportamentais — como empatia, tolerância, respeito com o próximo e união da turma”, destaca Shirlei.
Segundo ela, a iniciativa reforça o papel da escola como espaço de formação integral, estimulando não apenas o aprendizado acadêmico, mas também o desenvolvimento humano e social dos estudantes.
