Entretenimento

Professor Mateus Bonez e 1º ano do Ensino Médio apresentam “COCINA SHOW: O EVENTO” na EEB Antonio Blaskowski.

 

Na quarta (5), a Escola de Educação Básica Antônio Blaskowski foi palco de um evento gastronômico inesquecível: o Cocina Show. Sob a liderança do Professor Mateus Bonez e sua equipe excepcional (Orientadoras de Convivência Alice Wojciechowski e Isabel Sztoltz), o evento o professor de Ed. Física Willian Prudencio, jurados e todos os alunos do Primeiro Ano do Ensino Médio em uma celebração gramatical (VERBO GUSTAR) e culinária de tirar o fôlego.

Os alunos do Primeiro Ano tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades culinárias em um verdadeiro dia de Masterchef. Eles prepararam uma variedade de pratos que encantaram os paladares dos jurados e dos presentes. Entre as delícias servidas estavam o tradicional churrasco, um strogonoff suculento com acompanhamentos, o entreveiro, prato típico da região, pirogue, que mantém viva a herança cultural da comunidade, e uma salada de frango saudável.

O time de jurados contou com a presença de Roselí Oleinik, poliglota em Espanhol, Português e Inglês, o Diretor Luciano Pankio, um gestor pedagógico notável, e Marjara Hitel, uma empreendedora de sucesso (dona do Ita Gastropub juntamente com seu marido Ricardo Kuhl – ambas presenças notáveis na gastronomia da região). Cada um deles trouxe sua expertise para avaliar os pratos com critério e entusiasmo, tornando o evento ainda mais especial.

Roselí Oleinik destacou a importância de eventos como o Cocina Show para a integração cultural e a valorização das habilidades dos alunos. “Foi incrível ver a dedicação e o talento de cada um dos participantes. Eles realmente se superaram”, comentou.

O Diretor Luciano elogiou a iniciativa do Professor Mateus Bonez e sua equipe, ressaltando a importância de atividades práticas no desenvolvimento educacional. “Eventos como este proporcionam um aprendizado significativo e prático para os alunos, além de promoverem a interação entre a comunidade escolar”, afirmou.

Marjara Hitel, conhecida por seu sucesso no mundo dos negócios, ficou impressionada com o espírito empreendedor e a criatividade dos alunos. “A gastronomia é uma arte que envolve inovação e paixão. Foi maravilhoso ver esses jovens talentos explorando e apresentando suas criações”, disse.

O Cocina Show (traduzido literalmente COZINHA SHOW) não apenas destacou o talento culinário dos alunos, mas também promoveu a colaboração, o trabalho em equipe e a valorização das tradições locais. Explicou que o verbo “gustar” é utilizado em espanhol para expressar gostos e preferências. Ao contrário do português, onde se diz “eu gosto de”, em espanhol a construção é invertida e literal seria “a mim me agrada”. O evento foi um sucesso absoluto e deixou todos os presentes ansiosos para a próxima edição.

Parabéns ao Professor Mateus Bonez, à sua equipe e a todos os alunos envolvidos por tornarem o Cocina Show uma experiência inesquecível e um verdadeiro triunfo gramatical e culinário na EEB Antônio Blaskowski.

TÉCNICA:

Disciplina: espanhol

Professor: mateus bonez

Orientadoras de convivência:

Alice Wojciechowski

Isabel Stoltz

Jurados Convidados:

Roselí Oleinik

Luciano Pankio

Marjara Hitel

PRIMEIRO ANO ENSINO MÉDIO – ESTRELAS DESSE ESPETÁCULO

Ana Beatriz Cidral da Costa

Ana Flavia Bilecki

Cauã Felipe Niedzelski

Eduardo Grossel

Estefani Talita Andrade

Fábio da Silva

Fernanda Kazmirski

Grasieli Bileski

Gustavo Ferreira Fernandes

Heloisa da Cruz

Heloisa Niedzielski Jalasco

Isabéli Kredens

Jaine Rafaéla Chmielewski

Janaina Aparecida Moreira Oliveira

Joao Gustavo Lourenço Martins

José Cléber Lis

Julia Almeida Hermogenes

Kaue Eduardo de Oliveira Niedzielsk

Laerte Kredens Roberto

Lucas Miretzki

Maisa Lis Tibes

Mariana Mikley

Miguel Amancio Pereira

Samara Roberto Linzmeyera

 

Professor Mateus deixa um mensagem de agradecimento:

Muchas Gracias

Meu coração a toda equipe EEB A.B que segue firme no seu propósito em inspirar, formar e criar sempre novas fórmulas de acesso não somente a informação, mas também a arte e ao entretenimento de forma educativa, responsável e didática.

Com todo meu carinho as pessoas da Alice, Isabel, e diretor Luciano que sem dúvidas são parceiros. Aos professores Willian e Josete que também estão na parceria sempre, no cuidado e na força de vontade de que possamos levar essa geração a uma direção melhor. A um caminho melhor. A uma educação de qualidade que estudamos para proporcionar isso a eles.

Ao meu corpo de jurados sensacionais.

Roselí, minha irmã, minha família e minha mentora pra sempre. Te amo. Realmente nada é por acaso. Nosso encontro foi certeiro nessa vida.

Marjara, um exemplo de muito trabalho e esforço para se alcançar a perfeição em tudo que faz. Obrigado por tanto. Por tudo.

Diretor Luciano, mais uma vez, meu carinho e minha gratidão nesse dia. Que bom nos encontrarmos nessa nossa profissão. Agradeço aos céus.

Todo meu amor aos alunos que toparam esse projeto sem medo. Doaram seus estudos e suas habilidades incríveis. Vocês foram maravilhosos, profissionais e deram o seu melhor.

Meu muito obrigado. <3.

(Professor Mateus Bonez)

Evento realizado no outono de 2024, no Salão da Capela Nossa Senhora das Graças, em Distrito de Itaió.

Por Demais FM, cedida gentilmente pelo Professor Mateus Bonez

 

 

Grupo de Notícias