A Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira (16) a operação Rota do Norte contra a facção Tren de Aragua, organização criminosa venezuelana investigada por atuar em vários estados brasileiros. O foco da ação é desarticular os braços operacional e financeiro do grupo.
Mandados são cumpridos em seis estados
Ao todo, são 25 mandados de prisão preventiva e mais de 30 de busca e apreensão. As diligências acontecem em Roraima, Amazonas, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná.
- LEIA TAMBÉM: Polícia Civil de Ituporanga cumpre mandado em caso de crimes contra crianças na internet
Segundo a Polícia Civil, a investigação aponta envolvimento com tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e comércio ilegal de armas. A corporação informou que os resultados finais serão divulgados após a conclusão das ações.
Grupo fornecia armas de guerra
De acordo com a apuração, o esquema investigado abastecia outras organizações criminosas com armamento pesado, incluindo metralhadoras calibre .50 e lança-granadas. O material seria repassado, entre outros grupos, ao Comando Vermelho no Amazonas e no Rio de Janeiro.
Fundada em uma prisão na Venezuela, a Tren de Aragua atua também em países como Colômbia, Bolívia, Peru e Chile. As atividades atribuídas à facção incluem sequestro, extorsão, mineração ilegal e tráfico de drogas e de pessoas.
No ano passado, os Estados Unidos classificaram o grupo como organização terrorista estrangeira, mesma designação aplicada ao PCC e ao Comando Vermelho.
Por: Demais FM / Com informações do g1
