Geral

Mafra: Primeira cidade do Brasil a integrar todos os dados públicos em um único sistema inteligente

Fotos: Agência SC Inova

A cidade de Mafra, no Norte de Santa Catarina, acaba de entrar para a história como a primeira do Brasil a implantar um sistema de interoperabilidade de dados públicos, conectando em uma única plataforma informações e serviços municipais.

O projeto, batizado de Smart Mafra, foi desenvolvido em parceria com a startup catarinense SmartCityTec e com a plataforma open source FIWARE. O lançamento oficial ocorreu durante o Smart City Expo World Congress, em Barcelona (Espanha), o maior evento de cidades inteligentes do mundo, e reuniu uma comitiva de prefeitos e empresários catarinenses.

Tudo em um só lugar: tecnologia a serviço do cidadão

O Smart Mafra funciona como um grande painel de integração, reunindo dados e serviços da prefeitura e de órgãos públicos. Em um só ambiente digital, o cidadão pode acessar informações sobre tributos, alvarás, saúde, educação e obras, entre outros serviços.

“Eram muitas informações espalhadas em sistemas diferentes. Agora, conectamos tudo e pensamos a cidade de forma mais inteligente”, destacou o prefeito Emerson Maas durante a apresentação do projeto.

Além da integração de dados, o sistema utilizará inteligência artificial para orientar chamados e otimizar o atendimento via ouvidoria. “A implantação é simples, porque não há necessidade de criar novos sistemas”, explicou Maas.

O futuro já começou: energia limpa, segurança e inovação

Na próxima fase, o Smart Mafra deve incorporar ferramentas de videomonitoramento e segurança, com a criação da “muralha digital”, além de sistemas integrados de iluminação pública e geração de energia limpa.
Essas melhorias serão viabilizadas por parcerias público-privadas, ampliando a modernização tecnológica e a eficiência na gestão urbana.

A iniciativa ganha ainda mais força com a Lei Estadual nº 19.494, recentemente sancionada, que estabelece o framework FIWARE como padrão para a integração de sistemas públicos de tecnologia em Santa Catarina.

Santa Catarina na vanguarda da inovação

Para o cofundador da SmartCityTec, Gilsoni Lunardi Albino, a nova lei e o projeto de Mafra representam um avanço histórico.
“Este é um conjunto de componentes abertos amplamente usados em projetos de cidades inteligentes no mundo todo. Além de facilitar a integração entre sistemas, estimula startups e empresas catarinenses a desenvolverem soluções tecnológicas próprias. É um passo estratégico para o desenvolvimento urbano”, afirmou.

O texto legal ainda cria um comitê gestor responsável por capacitar servidores, monitorar resultados e propor melhorias. O Estado também poderá firmar parcerias com universidades e entidades privadas, fortalecendo o ecossistema de inovação pública em todo o território catarinense.

Com o Smart Mafra, o município assume o papel de referência nacional em cidades inteligentes, colocando Santa Catarina na vanguarda da transformação digital do setor público.

Por Demais FM

Grupo de Notícias