Geral

Greve afeta operações da Celesc em Santa Catarina

Foto: Reprodução internet

 

Os escritórios das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) em todo o Alto Vale estão fechados nesta segunda-feira devido a uma greve por tempo indeterminado dos funcionários. A paralisação, que atinge cerca de 90% dos trabalhadores em todo o Estado, tem impacto significativo, especialmente na regional de Rio do Sul, onde 85% dos empregados aderiram à greve.

A greve foi desencadeada por mudanças propostas na forma de pagamento da Participação nos Lucros e Resultados (PLR) da empresa. A Intersindical dos Eletricitários de Santa Catarina (Intercel) critica a Diretoria da Celesc por suposta negligência nas negociações e aponta que a nova proposta favorece engenheiros em detrimento de outras categorias com salários mais baixos.

Essa é a terceira greve enfrentada pelo governo de Jorginho Mello (PL) em poucos meses, seguindo paralisações anteriores de professores e servidores da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). A situação continua a evoluir, e negociações são esperadas para resolver o impasse e minimizar os impactos sobre os serviços prestados pela Celesc.

Grupo de Notícias