Geral

Galho com sapé de pinheiro deixa Itaiópolis por mais de uma hora sem energia nesta quarta-feira (08).

 

Um galho com um sapé de pinheiro deixa Itaiópolis e parte de Santa Terezinha sem energia por mais de uma hora na manhã de hoje.

Por volta das 11h10m da manhã desta quarta feira dia (8), uma queda de energia elétrica deixou várias unidades consumidoras desabastecidas.

Em contato com Gerente Regional da Celesc em Mafra Leandro Gonçalves de Oliveira, possivelmente um galho com um sapé de pinheiro provocou a falta de energia elétrica na região.

Após nossa notícia publicada, o ex-secretário de Industria Comercio, Cultura e Turismo de Itaiópolis Everton Andrzejewski , se  pronuncia em suas redes sociais. Everton inicia, “para se ter uma idéia, cada falta de energia elétrica na cidade de Itaiópolis, representa um prejuízo estimado para nossos empresários e agricultores na ordem de 10 milhões de reais para cada hora de ausência de fornecimento de energia elétrica.

Apenas para uma grande empresa, o prejuízo para cada hora sem energia elétrica, pode chegar próximo de 2 milhões de reais.”

Everton Andrzejewski, diz ” que infelizmente, poucas pessoas compreendem a importância dos seus representantes políticos, ainda menos pessoas acompanham as solicitações dos representantes políticos da cidade, junto ao governo do estado, para intervir em melhorias e investimentos da CELESC em nossa cidade.”

Segundo ele “foi amplamente divulgado enquanto eu era responsável pela pasta de industria e comércio, o resultado do primeiro fórum de empresários do município, e que aconteceu no ano de 2021, naquela ocasião, defendemos a necessidade e a solicitação de uma nova sub-estação de energia elétrica para Itaiópolis em alta voltagem. (138Kv)”

Para Andrzejewski , “Atualmente o nível de transmissão de energia elétrica para Itaiópolis é em média tensão, para esse padrão de distribuição, os postes que alimentam Itaiópolis são interligados através de Mafra, em uma distância aproximada de 30 km, atualmente, esses postes possuem a altura inferior a grande maioria da vegetação de árvores nativas e reflorestamentos.”

O ex-secretário continua, “por esse motivo, estão suscetíveis a queda de galhos, árvores, acidentes, naturais e também veiculares.

Cada vez que um galho cai na linha de transmissão, em alguns trechos de Mafra até Itaiópolis – Ou entre Papanduva e Itaiópolis, toda a nossa cidade fica sem energia. Causando inúmeros prejuízos para toda nossa população, seja industrial ou agrícola.

A sugestão solicitada ao antigo governador e também ao atual, resolveria definitivamente esse problema.

A nova sub-estação, possuí postes e linha de transmissão acima da altura da vegetação e árvores. Dessa forma, acidentes com veículos, e galhos não interferem no fornecimento de energia elétrica. O investimento total dessa nova sub-estação, pela CELESC, seria próximo de 40 milhões de reais.”

O ex-secretário termina sua postagem dizendo que “para quem precisar de mais informações à respeito, o mesmo possui todo o histórico dessa solicitação junto ao governo do estado, bem como, um estudo técnico preliminar da necessidade do nosso município, em receber esse investimento.

 

Por Demais FM

Grupo de Notícias