Segurança

Defesa Civil de Presidente Getúlio realiza reunião para definir estratégias em relação aos avisos meteorológicos

Imagem: Alex de Lima/Demais FM

Na manhã desta quarta-feira, 09, a Defesa Civil de Presidente Getúlio promoveu uma reunião às 8h na prefeitura, envolvendo o GRAC (Grupo de Resposta e Ações Coordenadas) que diversos órgãos municipais. O encontro contou com a presença da Defesa Civil Municipal, Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, além de secretarias e departamentos da prefeitura além da imprensa.

O objetivo da reunião foi definir estratégias em resposta às previsões de altos volumes de chuvas, conforme os avisos emitidos pela Defesa Civil Estadual para esta quarta, quinta e sexta-feira.

A coordenação da reunião ficou a cargo de Lúcio Adelar Bittencourt, coordenador da Defesa Civil Municipal, que destacou a importância da colaboração entre os órgãos e a resposta para garantir a segurança da população durante o período chuvoso.

O GRAC

O Grupo de Resposta de Ações Coordenadas (GRAC), dentro do Sistema de Defesa Civil, é um grupo integrado formado por  agências públicas municipais, estaduais e federais, de segurança pública, emergências médicas, ambientais e demais agências comunitárias, como por exemplo, associações do município, Bombeiros, Polícia Militar, Assistência Social e representantes da iniciativa privada. O grupo tem por objetivo realizar uma atuação integrada nas tomadas de decisão, durante a fase de resposta a eventos críticos, de acordo com a situação da crise instalada no momento, além de efetuar a troca de experiências entre as agências durante o período de normalidade.

Chuvas no Alto Vale

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta de chuva intensa em todas as regiões do estado a partir desta quarta-feira, 9. Conforme previsão do Órgão e da Epagri/Ciram, são esperados entre 100 e 200 mm de chuvas em diversas áreas, com concentração na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte, e áreas de encosta. O período de maior preocupação se estenderá até sexta-feira, 11, com risco elevado de inundações, enxurradas e deslizamentos.

Em decorrência do cenário apontado pela Defesa Civil, o governador Jorginho Mello determinou que as equipes de pronta resposta do Governo permaneçam em alerta para, se necessário, prestar auxílio à população. De acordo com o monitoramento meteorológico, a chuva será mais intensa durante a madrugada, devido ao aumento da circulação marítima.

O risco de deslizamento é alto para as regiões como o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, e Litoral Sul.

Em caso de ocorrências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou Bombeiros pelo 193.

Por: Demais FM

Grupo de Notícias