Podcast

ÁUDIO: Morador de uma cidade de SC liga para os bombeiros e faz reclamação inusitada; ‘isso não tá certo’, diz.

 

O telefone 193 é destinado, costumeiramente, para informar ao Corpo de Bombeiros situações de urgência e emergência, mas em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, o número foi usado por um morador para fazer uma reclamação inesperada e bastante inusitada.

A ligação foi feita no dia 21 de fevereiro deste ano, mas se tornou viral nesta semana, quando começou a circular em grupos de WhatsApp. Ao atender a ligação, o bombeiro foi pego de surpresa com o questionamento do outro lado da linha.

Quando o bombeiro sai para prestar o socorro, por que eles vão com o alarme (sirene) do carro tão alto assim? “, pergunta o homem.

Na sequência, o bombeiro responde explicando que o uso da sirene é para sinalizar uma emergência. “É para sinalizar que tem uma emergência, para o pessoal dar espaço”, esclarece.

Porém, o morador segue questionando e expõe sua opinião sobre o “volume da sirene”. “Passam toda hora e perturbam os caras que tão em casa assistindo televisão. Os cachorros começam a gritar. Acho que teriam que abaixar essa sirene tão alta”, diz.

O bombeiro segue tentando explicar ao morador que a sirene é especificamente para sinalizar a passagem dos bombeiros devido a uma urgência. “Esse ramal que o senhor está ligando é para emergência”, alerta.

Mesmo assim, o homem continua questionando a altura do volume da sirene. “Perturbar a pessoa que está assistindo televisão em casa, perturbar os cachorros que ficam gritando, isso aí não tá certo”, acrescentou o morador.

O bombeiro reitera que reclamações devem ser feitas em outro telefone corporativo e não no número destinado para urgências e emergências e encerra o contato.

 

Ouça a reclamação que o homem fez aos bombeiros na íntegra:

 

 

 

Grupo de Notícias