Alunos da EEB Professora Maria Angélica Calazans e a professora Carolina Escoval mostram a obra feita com tampinhas de garrafas pet
Alunos da EEB Professora Maria Angélica Calazans e a obra feita com tampinhas de garrafas pet – Foto: Carolina Escoval/Divulgação/Educa SC

A atividade faz parte do planejamento pedagógico da professora Carolina Escoval, e a ideia era utilizar as tampinhas que ela mesma havia guardado em casa, além de doações de outros professores. Seguindo o planejamento do componente curricular, a professora precisava trabalhar a atividade dentro do Impressionismo e Pós-impressionismo. Após uma breve introdução e apresentação do tema e obras dos períodos referidos, os alunos demonstraram interesse maior pelas obras do Artista Vincent Van Gogh, em especial a Noite Estrelada.

Escolhida a obra, a primeira tarefa foi selecionar as 1.150 tampinhas por cores e tamanhos e realizar a limpeza de todo o material. Um papelão de material reciclado foi utilizado como base onde, com o auxílio de um projetor multimídia, a obra foi projetada, dando a noção necessária para que os alunos iniciassem a reprodução do famoso quadro.

Aos poucos, os alunos foram distribuindo e fixando as tampinhas com o uso de cola quente de modo a recriar os desenhos que formam o quadro. Para o acabamento, utilizaram tinta de tecido. Foram dez aulas dedicadas ao trabalho de reprodução da obra que, além de envolver todos os alunos da turma, ainda despertou em cada um deles a consciência sobre a importância da reciclagem.

Alunos da EEB Professora Maria Angélica Calazans juntaram 1.150 tampinhas de garrafas para elaboração de obra famosa
Alunos da EEB Professora Maria Angélica Calazans juntaram 1.150 tampinhas de garrafa para elaboração de obra famosa – Foto: Carolina Escoval/Divulgação/Educa SC

De acordo com a professora, o resultado foi muito positivo, pois os alunos demonstraram entusiasmo e interesse durante todo o processo na realização da atividade e estavam sempre empolgados para atingirem o objetivo final.

“Se para alguns o produto acaba ali, no lixo, para outros, o lixo é a solução. Não é preciso ser artista nem muito criativo, basta entender a relação entre arte e reciclagem, e imaginar novos produtos a partir dos materiais que seriam descartados”, explica a professora.

Para a aluna Milena Muniz, a realização do trabalho foi muito interessante, algo diferente.

“Com a união dos colegas, conseguimos compreender a importância da reutilização e aproveitamento de materiais recicláveis, o que acabou por despertar a consciência da coleta seletiva para um bem comum que é o cuidado e preservação do meio ambiente”, conclui.