Eleições 2026

Santa Catarina tem 692 candidaturas registradas para 2026

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) registrou 692 candidaturas para as Eleições 2026, após o fim do prazo para entrega dos pedidos neste sábado, 15.

Maioria dos registros é para a Assembleia Legislativa

Do total, 408 candidaturas são para deputado estadual e 229 para deputado federal. Para o Senado, foram apresentados 13 pedidos, incluindo candidatos e suplentes. Já para os cargos majoritários, são 8 registros para governador e 8 para vice-governador.

Entre as candidaturas, 439 são de homens e 253 de mulheres. O TRE-SC também informou 7 candidaturas indígenas.

Processo agora passa pela análise da Justiça Eleitoral

A partir de agora, a documentação entregue pelos partidos e coligações será analisada pela Justiça Eleitoral. Segundo o TRE-SC, os pedidos podem ser deferidos ou indeferidos até 14 de setembro. O número final ainda pode mudar, já que a legislação permite substituições e registro de vagas remanescentes.

Número ficou menor que em 2022

Na comparação com as eleições anteriores, houve queda na maior parte dos cargos. Para deputado estadual, o total caiu de 617 para 408. Para deputado federal, passou de 314 para 229. Já para governador, o número recuou de 10 para 8. A única alta foi no Senado, com 13 pedidos em 2026 contra 11 em 2022. Neste ano, porém, o eleitor catarinense escolherá duas vagas para o cargo.

Por: Demais FM / Com informações de ND Mais

Grupo de Notícias