Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio atenderam duas ocorrências de incêndio nesta segunda-feira (20), mobilizando equipes durante a tarde e a noite no município do Alto Vale do Itajaí.
Incêndio em vegetação mobiliza equipes à tarde
A primeira ocorrência foi registrada por volta das 17h30, em uma área de vegetação. Quando as equipes chegaram ao local, o fogo já estava em fase de decaimento, atingindo cerca de 50 metros quadrados de vegetação forrageira, incluindo bananeiras e vegetação rasteira.
O combate inicial foi feito com abafadores, técnica eficaz para conter incêndios desse tipo. Após a extinção das chamas, os bombeiros realizaram o resfriamento da área com aproximadamente 300 litros de água, evitando reignição. Moradores próximos também receberam orientações preventivas.
Fogo em entulho é controlado à noite
Já por volta das 20h20, os bombeiros atenderam um incêndio em uma pilha de entulho. No local, moradores já tentavam conter as chamas com baldes de água e relataram não saber como o fogo começou.
A guarnição montou uma linha de combate com moto-bomba e mangueira, conseguindo controlar rapidamente o incêndio e realizar o resfriamento da área. Após a inspeção final, o local foi deixado em segurança.
Alerta para prevenção de incêndios
As duas ocorrências reforçam a necessidade de cuidados com materiais inflamáveis, principalmente em áreas abertas e residenciais. A orientação é evitar a queima de lixo e manter atenção redobrada em períodos mais secos.
