Geral

Dois pais são flagrados ao permitir direção de motos a filhos adolescentes em Itaiópolis

Foto: Policia Militar de Itaiópolis.

 

No dia 20 de agosto de 2025, a Polícia Militar de Itaiópolis registrou duas ocorrências semelhantes envolvendo adolescentes conduzindo motocicletas sem habilitação. Em ambos os casos, os veículos pertenciam aos pais, que responderão judicialmente por permitir a condução irregular.


Primeiro flagrante no bairro Lucena

Por volta das 17h, durante uma blitz de trânsito na Rua José Gonçalves, bairro Lucena, policiais abordaram uma motocicleta Yamaha/YS150 Fazer Sed, de cor vermelha. O veículo estava registrado em Itaiópolis e era conduzido por um adolescente de 17 anos, sem habilitação.

Durante a abordagem, o jovem afirmou que a motocicleta havia sido emprestada por seu pai, de 48 anos, para que pudesse se deslocar até o trabalho em uma lanchonete no centro da cidade.

Diante da confirmação do responsável, os agentes lavraram um Boletim de Ocorrência na modalidade Termo Circunstanciado. O pai deverá comparecer em audiência já agendada no fórum da comarca para responder pelo ato de permitir direção de veículo automotor a pessoa não habilitada. A motocicleta, em situação documental regular, foi liberada a condutor habilitado.


Segunda ocorrência no Centro da cidade

Pouco antes das 19h, outra situação semelhante foi registrada na Rua Duque de Caxias, no bairro Centro, próximo à unidade de ensino NAES.

A guarnição percebeu que o condutor de uma Honda/CG 160 Start, cor prata, ao notar a presença da viatura, tentou fazer uma manobra de retorno para evitar a abordagem. Sem sucesso, foi interceptado e identificado como um adolescente de 16 anos, também sem habilitação.

O jovem declarou que a motocicleta pertencia ao seu pai, de 54 anos, que logo compareceu ao local. O homem relatou que o filho havia pegado o veículo para se deslocar até a escola.

Assim como no primeiro caso, foi confeccionado um Termo Circunstanciado, e o pai assumiu o compromisso de comparecer em audiência judicial. A moto, com documentação em dia, também foi liberada a pessoa devidamente habilitada.


Responsabilidade legal

A legislação brasileira prevê punições para proprietários de veículos que permitem, confiam ou entregam a direção a pessoas não habilitadas, com habilitação suspensa ou cassada. Além de colocar em risco a segurança no trânsito, a prática é considerada crime de trânsito, com previsão de multa, pontos na CNH e encaminhamento judicial.

Por Demais FM.

Grupo de Notícias