Na tarde do último domingo (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a prisão de um caminhoneiro de 31 anos na BR-116, em Mafra, após encontrarem uma pistola calibre 9mm carregada e medicamentos estimulantes de uso controlado no interior do veículo.
Arma transportada de forma irregular
O motorista, que é atirador desportivo, carregava a pistola ao lado do banco de forma pronta para uso, contrariando as normas do esporte. De acordo com a Guia de Tráfego da arma, ela deve ser transportada desmuniciada, com a munição guardada separadamente, e apenas durante deslocamentos para treinos ou competições — o que não era o caso no momento da abordagem.
Medicamentos estimulantes e falta de descanso
Além da arma, os policiais encontraram 30 comprimidos de um medicamento inibidor do sono, com efeito semelhante ao das anfetaminas, que são substâncias estimulantes e controladas. A fiscalização do tacógrafo indicou que o caminhão estava em trânsito por mais de 24 horas consecutivas, sem que o motorista cumprisse as pausas obrigatórias para descanso.
Em depoimento, o homem revelou que dormiu, no máximo, quatro horas desde o início da viagem, que começou na Bahia, e que seu destino era Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.
Prisão e possíveis consequências legais
O caminhoneiro foi encaminhado à Polícia Civil de Mafra, onde responderá por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. A pena para este crime pode variar de três a seis anos de reclusão. Além disso, o porte do medicamento controlado sem receita médica pode ser enquadrado como crime de porte de droga para consumo, conforme previsto na Lei de Drogas.
Por Demais FM.
