Na manhã desta segunda-feira (7), o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina firmaram um acordo de cooperação técnica para fortalecer as ações de enfrentamento às mudanças climáticas no estado. O objetivo é oferecer linhas de financiamento para os municípios catarinenses investirem em obras preventivas e de recuperação, como contenção de encostas, drenagem urbana e requalificação urbanística.
Leita também: Desassoreamento do Rio Itajaí-Açu avança em Rio do Sul e meta é concluir seis quilômetros ainda em janeiro
Segundo o governador Jorginho Mello, o termo prioriza iniciativas preventivas. “Isso reforça nosso compromisso com os municípios, garantindo mais segurança e infraestrutura adequada para enfrentar os desafios climáticos”, destacou.
O diretor do BRDE, João Paulo Kleinübing, ressaltou o impacto estratégico da parceria: “Além de recursos, promovemos capacitação técnica e planejamento para tornar as cidades mais resilientes.”
Prevenção como prioridade
O acordo inclui ferramentas como o Programa Sul Resiliente, em parceria com o Banco Mundial, que disponibiliza recursos para ações como identificação de áreas de risco, planos de contingência e treinamento de equipes. Também está prevista uma linha de crédito de 112 milhões de euros, voltada para obras de infraestrutura que minimizem os impactos de desastres naturais.
Com essas iniciativas, o BRDE reforça seu papel no desenvolvimento sustentável e na promoção da segurança climática em Santa Catarina.
Por Demais FM / * Com informações do BRDE
