O MPSC lançou um projeto em São Joaquim para implantar microchips em cachorros e gatos de rua, visando controlar a procriação e prevenir doenças.
O projeto “Saúde Pública e Bem-Estar Animal” será desenvolvido em várias etapas, começando com a identificação dos animais no município. A seguir, serão implantados microchips durante castrações, vacinação e adoções. Além disso, o projeto incluirá campanhas educativas e a construção de um centro de acolhimento transitório.
A promotora Vanessa Wendhausen Cavallazzi destaca que a presença de animais abandonados nas ruas pode propagar doenças e afetar o turismo local. O sucesso do projeto dependerá da colaboração entre poder público, população, e várias entidades de proteção animal.
