Saúde

Você sabe o que é ser nomofóbico? Talvez você já seja um;

 

Quando você perde ou esquece seu celular (smartphone), sente-se ansioso, desconfortável ou angustiado?

Atrasa compromissos e diminui sua produtividade em momentos que requerem atenção, por causa dele?

Caso sim, é bom saber que você é, ou pode estar se tornando um nomofófico. A palavra nomofobia vem do inglês no mobile phobia, ou seja, medo de ficar sem o celular.

Apesar de não ser considerada, ainda, uma doença, a nomofobia já é, na prática clínica e na literatura científica, tratada como uma forma de transtorno.

Este transtorno ativa o sistema de recompensa cerebral (SRC), proporcionando sensações de prazer e satisfação que acaba alimentando uma tolerância menor a qualquer tipo de frustração. E além do mais, foi comprovado que as pessoas estão substituindo um outro vício pelo vicio do celular, já que o mecanismo de recompensa cerebral é semelhante.

O vício do celular provoca interferência na socialização, no foco e na memória (a pessoa está em um lugar, mas ao mesmo tempo não está) além de ficar o tempo todo checando tudo e não consegue se concentrar no que está fazendo.

Entretanto, o principal problema identificado pelos psicólogos é o desenvolvimento da ansiedade, que entra em um círculo vicioso.

Verifique se você tem algum desses sintomas da nomofobia citados abaixo:

O celular torna-se o objeto mais importante, tanto em termos de comportamento como de pensamento.

Não consegue ficar sem o celular por perto e se sente desanimado caso não esteja com o aparelho.

Atrasa compromissos e diminui a produtividade em momentos que requerem atenção.

Investe muito dinheiro para sempre ter um celular melhor e mais moderno.

Nos momentos de diversão ou concentração, fica o tempo inteiro pensando o que pode estar acontecendo em cada um dos aplicativos que usa.

Existe reabilitação para nomofobia?

Acredite, já existem várias clínicas especializadas no assunto no mundo e também iniciando no Brasil. Nos Estados Unidos, as clínicas internam os “dependentes de celular” por 45 dias em média de acordo com grau do “vício” devido a problemas no trabalho e nos estudos.

Os pacientes possuem hora certa para acordar, estudar, fazer refeições e participar de terapias coletivas e individuais. O objetivo é uma reaproximação do nomofófico ao mundo real (mundo off-line).

Algumas dicas podem prevenir esta dependência de celular:

Monitore seu próprio tempo de uso.

Desligue as notificações do seu celular.

Deixe de usá-lo como despertador, para dormir longe dele.

Pratique atividades que dispensem o uso dele.

Desligue-o nos momentos de produtividade, como quando estiver trabalhando, estudando ou durante alguma reunião (esta é a dica mais importante).

 

Por Revista Ser / Demais FM

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