Geral

SC tem o segundo maior saldo de emprego do país em 2023 e lidera na região Sul

Santa Catarina tem o segundo maior saldo de empregos do Brasil em 2023, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quinta-feira, 30. O estado acumulou neste ano 36.026 vagas de trabalho, atrás apenas de São Paulo, com 83.597, ficando na liderança na região Sul do país.

Em janeiro, Santa Catarina gerou 18.317 vagas. Em fevereiro, avançou ainda mais, com 19.683 novos postos de trabalho.

O governador Jorginho Mello comemorou o resultado. “Santa Catarina é um estado diferenciado, que oferece segurança para os investimentos e que tem compromisso com o trabalho. Nós vamos atuar fortemente para trazer mais empresas e investimentos”, destacou.

Os dados do Caged completam a agenda econômica do governador que esteve na Fiesc nesta quinta-feira para o lançamento de um programa para qualificação de trabalhadores em Vargeão, no Oeste. A Nestlé Purina fará um investimento de mais de R$ 1 bilhão para uma nova fábrica no município, com a perspectiva de gerar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Cidade que mais geraram empregos no ano

Em 2023, as cidades industriais de Santa Catarina despontaram como as maiores geradoras de empregos formais, segundo o Caged. Joinville lidera a lista, com 3.546 novas vagas, seguida de Itajaí (2.432) e Jaraguá do Sul (1.528). Blumenau também está em destaque com 1.421 postos de trabalho.

A agroindústria catarinense também se destacou no ano, fazendo despontar cidades do Oeste, Meio-Oeste e da Serra na geração de empregos. Chapecó garantiu 1.428 vagas, Fraiburgo (1.333) e São Joaquim (1.210), as duas últimas que estão em fase de colheita da maçã.

 

Escrito por:

SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Grupo de Notícias